Secretaria de Saúde do Recife realiza atividades no Dia Mundial do Coração, no Parque da Jaqueira
Na rede municipal, o Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes é referência no tratamento de hipertensão e diabetes
A Secretaria de Saúde do Recife promove, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, nesta sexta-feira (10), uma ação referente ao Dia Mundial do Coração. A atividade, que é aberta ao público, acontece na área central do Parque da Jaqueira, a partir das 6h30. Os participantes terão um aulão promovido pelo Programa da Academia da Cidade. A aferição da pressão arterial e exame de glicemia capilar, além de distribuição de folhetos informativos sobre os cuidados com a saúde do coração estão entre os serviços oferecidos.
De acordo com o diretor do Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, Silvio Paffer, a iniciativa serve para alertar a população sobre os altos riscos das doenças cardíacas. “É importante frisar que a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes são os grandes vilões do órgão. Eles são considerados os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças do coração e os mais frequentes em nossa população”, ressaltou o médico.
O Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, da Secretaria de Saúde do Recife, é referência no atendimento de hipertensão e diabetes. A unidade conta com mais de 20 médicos, cardiologistas, endocrinologistas e nutricionistas, para acompanhar os pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da família. No local, também funciona diariamente das 6h30 às 9h o Projeto Dia, da Academia da Cidade, voltado para os usuários hipertensos e diabéticos, com acompanhamento de profissionais de Educação Física e Fisioterapeutas.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 20% de todas as mortes em pessoas acima dos 30 anos, sendo as principais causas de morte em mulheres e homens no Brasil. O infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, são as consequências mais comuns dessas doenças, observando que a hipertensão arterial sistêmica acomete cerca de 30% dos indivíduos adultos, e o diabetes mellitus, quase 8% da população brasileira, sendo este último mais grave, pois não apresenta quaisquer sintomas no início.
Data comemorativa - O Dia Mundial do Coração foi instituído pela Federação Mundial do Coração (WHF) para conscientizar as pessoas sobre a necessidade da adoção de estilos de vida saudáveis com o estímulo da prática de exercícios. Além de incentivar a população a evitar o tabagismo, o sedentarismo, a obesidade, o alcoolismo e o consumo abusivo de sal na alimentação, auxiliando a prevenir ou retardar a ocorrência de doenças, sobretudo a hipertensão e o diabetes.