NOTÍCIAS

| 07.04.15 - 15h19

Ações em diversos bairros da cidade marcam o Dia Mundial da Saúde no Recife

Serviços gratuitos de saúde foram oferecidos para a população em todos os oito Distritos Sanitários. (Foto: Irandi Souza/PCR)

Aferição de pressão arterial, testes de glicemia, verificação de IMC (Índice de Massa Corporal), coleta de citologia, mamografias, testes rápido de sífilis e HIV, aplicação de flúor, distribuição de kits com escovas e creme dental, além de preservativos femininos e masculinos, foram alguns dos serviços oferecidos pela Prefeitura do Recife no Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta terça-feira (7). As atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que mobilizou equipes para atuar em tendas espalhadas nos oito Distritos Sanitários.

O aposentado Israel Ferreira de Lima, 65 anos, estava passando pela Praça do Horto Dois Irmãos para comprar o jornal, quando observou a movimentação e parou para fazer uma avaliação da saúde. “O atendimento é rápido, uma iniciativa excelente. Vou buscar o restante da família que trabalha aqui perto para fazer todos os exames também”, afirmou.

A aposentada Maria da Conceição da Silva Gomes, de 72 anos, é diabética e descobriu que estava com a pressão arterial acima do normal. “Tomo meu remédio direito, o problema deve ser a comida mesmo”, comentou Maria, após prestar atenção nas informações dadas por profissionais da Academia da Cidade, sobre como obter dieta balanceada.

Para a coordenadora de Vigilância à Saúde do Distrito Sanitário III, Vânia Freitas, a ação tem como objetivo atrair usuários que não frequentam o serviço regularmente. “Queremos atingir as pessoas que não tem esse hábito, principalmente o público masculino, que sempre é bem reduzido nas unidades”, afirmou Vânia.

Em outro ponto da cidade, no Pátio da Igreja do Morro da Conceição, a equipe disponibilizava serviços voltados para pessoas com deficiência. Luiza Maria de Santana trouxe a filha Larissa Maria de Santana de 12 anos, que tem paralisia cerebral, para aferir a pressão e realizar exame de glicemia. “A facilidade na locomoção da minha filha e a agilidade no atendimento me ajudou muito”, falou.

Um ônibus estacionado no local, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/PE), realizou coleta de citologia, para mulheres que quisessem fazer o exame preventivo. Os usuários receberam ainda informações sobre como prevenir o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya.

As ações comemorativas seguem nos oito Distritos Sanitários do Recife até o final deste mês de abril.