NOTÍCIAS

Cultura | 20.09.11 - 18h35

Educação para o exercício da Cidadania foi tema de palestra no Encontro Paulo Freire

Evento foi comandado pelo Prof. Doutor Paulo Roberto Padilha, diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Paulo Freire - Brasil - São Paulo

O segundo dia do Encontro Internacional 90 anos de nascimento de Paulo Freire: sua pedagogia como um paradigma para o século XXI, reuniu cerca de 600 pessoas, entre professores da Educação Infantil e auxiliares de Desenvolvimento Infantil, para assistir à palestra do diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Paulo Freire - Brasil - São Paulo, Prof. Dr. Paulo Roberto Padilha. O palestrante é, também, pesquisador e autor de obras na área de Educação. Na manhã desta terça-feira (20), no Teatro Boa Vista, ele desenvolveu o tema “Educar para o exercício da cidadania desde a infância: uma perspectiva freiriana”. 

O professor abordou assuntos como informática, tecnologia, globalização, analfabetismo, entre outros. Através da exibição de slides, Paulo Roberto exemplificou como e o quê estamos ensinando para as nossas crianças: “Estamos reforçando a cultura do consumismo e sexualidade precoces”, disse.

Para Dr. Paulo “precisamos ter um discurso e uma prática contundente em relação aos ensinamentos do educador Paulo Freire, para que o seu legado não tenha sido transmitido em vão”. Paulo Roberto destacou que educar é também formar o indivíduo enquanto cidadão, segundo Paulo Freire, e consequentemente provocar a capacidade de reivindicar para poder solucionar e resolver problemas. “O conhecimento é o resultado das relações que o ser humano estabelece com a vivência junto ao próximo”, ratificou o professor.

Para a professora Carla Simone, educadora da creche São Domingos Sávio, localizada em Santo Amaro, “o evento é de grande importância, pois promove a inclusão dos auxiliares de Desenvolvimento Infantil nos ensinamentos de Paulo Freire; ensinamentos que continuam sendo inovadores e devem ser usados até os dias atuais, mesmo que os tempos e os estudantes sejam outros”. 

Para a também professora Pollyana Andréa, educadora da Escola Municipal Chico Science, localizada no Vasco da Gama, “o ensino do mestre Paulo Freire é uma luz, sendo de grande importância para o docente pernambucano”. 

O Encontro Internacional 90 Anos de Nascimento de Paulo Freire é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) e se estende até esta quarta-feira (21). O evento celebra in memoriam o aniversário do educador recifense que teria completado 90 anos no dia 19 de setembro.