NOTÍCIAS

Cultura | 23.06.12 - 03h01

Multidão acompanha o desfile das bandeiras dos santos juninos

A religiosidade, unida à tradição cultural dos festejos juninos, voltaram para celebrar o Desfile das Bandeiras. Foto: Antônio Tenório

As ruas do centro do Recife se encheram de cores e ritmos, na noite dessa sexta-feira (22). A religiosidade, unida à tradição cultural dos festejos juninos, voltaram para celebrar o Desfile das Bandeiras, que saiu da Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista, até o Pátio de São Pedro, que fica no bairro de São José, arrastando centenas de pessoas.

Participaram da manifestação as bandeiras de São João da Várzea, São João Menino, São Pedro Pescador, São Pedro de Brasília Teimosa, Santo Antonio de Água Fria, São João Bacnaré, São João Raízes, São João Eu Quero Mais, São João de Água Fria, São João no Arraial, São João da Carroça, São João do Coco Quebrado da Mangueira, São Pedro de Água Fria e São João Deveras. Não faltou também o bailado junino, que contou com as quadrilhas Clube de Mães de Santo Amaro, Zabumba, Dona Matuta e Junina Tradição e o Grupo Raízes de Danças Populares.

De acordo com o organizador do evento, o assessor técnico da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Marcelo Varela, o cortejo existe desde 1994, mas começou a ganhar força em 2001. "O objetivo maior desse encontro é a preservação de uma tradição muito forte do ciclo junino. É uma folia junina. As bandeiras representam as festividades, a louvação, a alegria. E cada um aqui traz a sua mensagem, a sua crença estampada nas bandeiras", declarou, lembrando que a festa é livre e representa um sincretismo religioso.

Carla Andréa da Silva participa do Desfile das Bandeiras há cinco anos. Ela faz parte de um grupo de 50 pessoas da mesma comunidade de Água Fria que carrega a bandeira de Santo Antônio de Água Fria. Para ela, participar é muito bom. "Estamos comemorando a festa e homenageando o Santo do qual sou devota. Pretendo continuar participando nos próximos anos", afirmou. A estudante Alexandra Rocha da Silva prestigiou pela segunda vez a manifestação. "Eu venho porque gosto muito. Não sou devota, mas vim para o Pátio sabendo do desfile e pretendo vir novamente. Adoro o São João", assegurou.