Maciel Melo anima o São João do Parque Dona Lindu
Além do artista, o espaço contou com apresentações de Lulinha do Acordeon, com o trio pé-de-serra Apipucos, da quadrilha Tradição e de Ivan Gadelha
A véspera de São João foi bastante animada no Parque Dona Lindu, Bairro de Boa Viagem, durante este sábado (23). Muitas famílias foram ao local, com crianças caracterizadas como “matutas” que se dividiram entre brincar nos aparelhos do Parque e soltar fogos. Já os adultos puderam curtir a apresentação da quadrilha Tradição e os shows de Lulinha do Acordeon, com o trio pé-de-serra Apipucos, Ivan Gadelha e, fechando a noite, Maciel Melo.
Danilo Souza, 30 anos, levou a filha Clara, de seis, para o Parque. Ele disse que frequenta o local sempre que pode. “Ela gosta de vir aqui pra brincar, mas hoje viemos curtir a festa e soltar fogos. Mas também estou gostando bastante da programação, está muito animado”, falou.
A primeira apresentação foi de Lulinha do Acordeon com o trio Apipucos. O artista, que contou com um repertório composto de músicas juninas conhecidas, aproveitou a ocasião para gravar seu primeiro DVD: Preservando a Tradição. “Essa é a primeira vez que tocamos no Parque Dona Lindu e estamos achando muito bacana, mas já participamos do São João do Recife, tocando na Praça do Arsenal e no Sítio Trindade”, disse o músico, que tem cerca de oito anos de carreira e um cd ao vivo lançado, com o mesmo nome do futuro DVD.
Em seguida, foi a vez de Ivan Gadelha subir ao palco para apresentar um show dividido entre músicas autorais e outras mais conhecidas do público, como composições de Luiz Gonzaga, homenageado do São João deste ano. Ele se apresenta profissionalmente há 10 anos e lançou, em 2010, o cd Deixa o negro ser, com 10 composições próprias que abordam vários ritmos. “Essa é a minha primeira vez aqui. Toquei no Sítio Trindade em 2010. Mas a expectativa pra cá é muito boa, vi que o Parque está lotado. Vai ser ótimo poder apresentar o meu trabalho e tocar músicas de Luiz Gonzaga. Não há possibilidade de não tocar as músicas dele, né?”, relatou.
Rosilda Barreto, moradora do bairro de Boa Viagem, foi até o parque para ver Maciel Melo. “Eu moro aqui perto e vim com um colega para curtir o São João. Ano passado eu vim também. Ontem eu fui para a Praça do Arsenal. Agora estou esperando o show de Maciel Melo, que eu gosto muito”, disse.
Enquanto a banda de Maciel Melo se organizava para subir ao palco, a quadrilha junina Tradição, bicampeã do Festival Regional de Quadrilhas da Rede Globo Nordeste do ano passado, se apresentou para o público presente. O grupo foi fundado em 2004 no Morro da Conceição e conta com mais de 150 integrantes, mas levou cerca de 70 dançarinos para a apresentação da noite.
Assim que a quadrilha junina encerrou a apresentação, o público pôde conferir um verdadeiro show de forró com Maciel Melo. “Desde que começou a ter São João na Capital que eu toco por aqui em vários polos, e está melhorando cada vez mais a estrutura. Nesse palco externo do Dona Lindu é a primeira vez que me apresento; esse é um espaço que estava faltando nessa parte da Cidade. A expectativa é excelente para apresentar meus sucessos e músicas de Luiz Gonzaga”, disse.
O músico não perdeu tempo e começou homenageando Gonzagão, tocando Vozes da seca, e emendando com Que nem jiló e Paraíba. Em seguida, acompanhado pela banda com 15 integrantes, ele passou a tocar seus sucessos que já foram gravados em mais de 14 cds, como Isso vale um abraço, A Dama de Ouro e Nas Linhas da sua Mão, passando por outras canções conhecidas, a exemplo de Eu só quero um xodó e Dona da minha cabeça.
Jovenildo Pinheiro, 67 anos, estava acompanhado da esposa, Aglany Almeida, e pelas filhas Jade e Tainã. Ele disse que vale a pena ficar em Recife para curtir o São João. “Nós moramos aqui em Boa Viagem e estamos curtindo as festas por aqui mesmo. Está uma maravilha; não precisa ir para o interior para aproveitar. Já fomos para o Sítio Trindade em outros anos, mas este ano vamos ficar só por aqui”, aprovou.
Serviços – A Prefeitura do Recife também atuou na área com outros serviços para atender bem à população. A Guarda Municipal reforçou o contingente com mais seis agentes para garantir a segurança dos forrozeiros até o encerramento da festa. Quatro funcionários da Emlurb realizaram a varrição no local até as 22h, quando outra equipe de quatro pessoas assumiu o serviço, que vai até as 6h. A Dircon, em parceria com a GEAP, realizou o ordenamento do comércio informal da área, e contou com um total de 50 agentes de fiscalização, delimitando o perímetro onde os ambulantes poderiam atuar, das 16h até o encerramento das festividades.