NOTÍCIAS

Cultura | 24.06.12 - 22h05

Mistura de ritmos da Ínsula é destaque na última noite do Arraial Tomazina

Com uma versão de Último Pau-de-Arara, banda Ínsula faz o público dançar. Foto: Carlos Augusto

A noite de São João foi repleta de rock no Arraial Tomazina.  Neste domingo (24), a programação começou mais cedo, às 17h, com bandas e DJs no palco do polo alternativo, instalado na  Rua Tomazina, no Bairro do Recife. Reggae Rif, Ínsula e The Raulis foram as atrações, seguidas dos DJ’s Baloo, Pateta e Woodstech.

Abrindo os shows da última noite do arraial, a Reggae Rif somou o ska com a pegada rock. A banda The Raulis, também fez um som dançante, trazendo a inusitada mistura de surf music e guitarradas.

A Ínsula foi o destaque da noite, apresentando suas músicas autorais que misturam diversos ritmos, passando pelo rock, pop e jazz, mas vão além, tocando sem preconceitos ou estilo pré-definido. “Eu acho muito bacana essa ideia da Prefeitura de abrir espaço para outras vertentes, para bandas que tocam outros estilos e não só o que é tradicional do São João”, declarou o vocalista da Ínsula, Juliano Muta.

Os integrantes da banda abriram o show com sua música nova Chego Perto, um rock’n’roll instigado, com levada brasileira anos 70. Além disso, tocaram os sons do seu disco Ilha dos Vícios, lançado em 2009. Uma das músicas, Roendo o Ócio, faz uma menção aos Mamonas Assassinas, com Money. Também se destacaram as músicas Breguinha Dub, uma mistura de brega com rock’n’roll; Guitahêro, um rock com pitadas sertanejas; e Sebo nas Canelas, um misto de salsa e carimbo.

No repertório, não poderia faltar uma homenagem a Luiz Gonzaga, com uma versão de Último Pau-de-Arara, fazendo o público dançar. “A gente já tocava antes essa música, já fazíamos essa versão. Aproveitamos a homenagem do São João deste ano ao rei do baião, unimos o útil ao agradável e apresentamos hoje”, afirmou Muta, que destacou a importância de Luiz Gonzaga para a música mundial: “A música de Luiz Gonzaga deixa de ser apenas regional, de Pernambuco, é uma música que é ouvida no mundo todo. Ele é um dos grandes mestres, um dos grandes influenciadores da música do mundo. E eu sou outro influenciado pela música dele, devo muito ao gosto que eu tenho pela música a Luiz Gonzaga”.

FESTIVAL – O Arraial Tomazina é realizado pela Casa de Produção em parceria com a Prefeitura do Recife e está em sua nona edição. O projeto é uma alternativa aos polos juninos tradicionais dedicados ao forró e aos ritmos regionais. A disputa por uma vaga no festival desta ano contou com 75 inscrições de bandas de diversos estados, além de 30 DJs. As 12 bandas e os 16 DJs selecionados se apresentaram entre os dias 21 e 24 de junho.