Mulheres em Campo: Exposição no Museu da Cidade do Recife retrata as pioneiras do futebol
O Museu da Cidade do Recife inaugura, nesta quarta-feira (18), às 17h, a exposição “Mulheres em Campo”, um retrato da luta pela inclusão feminina no futebol. A mostra, que tem curadoria da diretora do museu, Betânia Côrreia, reúne 30 fotografias de mulheres praticando o esporte nos anos 80, registradas por Narciso Lins e Raimundo Batista. A exposição segue aberta para visitação do público até o mês de agosto, de terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada franca.
Com textos em português e em inglês, a exposição faz um resgate da história da participação das mulheres no futebol, que inicialmente era praticado apenas por homens. Chegou a existir um decreto, em 1941, que determinava a proibição da prática desse e de outros esportes por elas. O acervo inclui fotos do “II Campeonato de Futebol Feminino”, realizado no Recife em 1983, um dos primeiros campeonatos de futebol feminino do país.
Além das fotos, ficará em exibição um documentário de 12 minutos sobre futebol feminino, produzido por Lúcia Matos e Leonora Lacerda. O vídeo, que também é intitulado “Mulheres em campo”, traz depoimentos do cientista político Michel Zaidan, que fala sobre as mulheres e o mercado de trabalho, e de jogadoras e ex-jogadoras de times como o Sport Clube do Recife, Acadêmica Vitória e Santa Cruz Futebol Clube.
Na mostra, também serão expostas fotos do programa Recife Bom de Bola, da Prefeitura do Recife, que vai usar o esporte como plataforma para um conjunto de ações, incluindo o torneio de futebol, combate à violência, descoberta de talentos e requalificação dos campos de várzea. O torneio está sendo disputado por mais de 500 equipes e 13 mil atletas nas categorias Aberto Masculino e Aberto Feminino.