Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 27.09.18 - 15h25

PCR participa do 2º evento da primavera da UFPE no Compaz Escritor Ariano Suassuna

Serão ofertados serviços voltados para as práticas integrativas à saúde e controle das doenças crônicas não transmissíveis.

A Secretaria de Saúde do Recife participa do 2º evento da Primavera promovido pela Universidade Federal de Pernambuco, na próxima sexta-feira (28), no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna, localizado na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, s/n no bairro do Cordeiro, das 8h às 17h. Na ocasião, serão ofertados diversos serviços, entre eles testes rápidos de HIV e hepatite, glicemia, além de avaliação física – este último com profissionais do Programa Academia da Cidade.

Também serão oferecidas atividades com o Núcleo de Práticas Integrativas, do Serviço Integrado de Saúde (SIS): meditação, oficinas com plantas medicinais, escalda pés, reflexologia e cuidados com os pés, movimentos Taoistas para a Saúde, Lian Gong, dança Cigana Sistêmica, biodança para a vida, além de Feira de artesanato da Tribo Fulni-Ô, Terapia Comunitária Integrativa, automassagem, yoga, reiki e roda de conversa “Plantas Medicinais na Tradição indígena”.

Práticas Integrativas e Complementares (PICs) – As práticas integrativas e complementares são sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. A proposta é garantir o autocuidado, o bem-estar e a longevidade do paciente através da medicina complementar - acupuntura, reiki, biodança, arteterapia entre outras.

No Recife, a Política de Práticas Integrativas e Complementares possui duas unidades de cuidados integrais em saúde: Professor Guilherme Abath, na Encruzilhada; e o Serviço Integrado de Saúde (SIS), Engenho do Meio. O acesso aos serviços ocorre por demanda espontânea, procura direta dos usuários ao serviço, ou encaminhamento de profissionais de saúde. Nessas unidades, atuam fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes social, nutricionistas, farmacêuticos, ed. físicos, biomédicos, cirurgiões-dentistas e terapeutas ocupacionais.