Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 27.09.18 - 18h49

PCR e Católica promovem atividades para comemorar Dia da Pessoa Idosa

img_alt

A programação inclui palestras, cine debate e feira com serviços de beleza, saúde, jogos, atividades aeróbicas, exposições, artesanatos, oficinas e atividades culturais. (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Para comemorar o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado na próxima segunda-feira (1°), a Prefeitura do Recife, a Universidade Católica de Pernambuco e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdir) promovem uma série de atividades nesta sexta (28) e na segunda. A programação encabeçada pela Gerência da Pessoa Idosa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), junto com as demais instituições, inclui palestras, cine debate e feira com serviços de beleza, saúde, jogos, atividades aeróbicas, exposições, artesanatos, oficinas e atividades culturais.

Na manhã desta sexta, das 8h às 12h, serão realizadas palestras sobre diversas questões ligadas ao envelhecimento, garantia de direitos, saúde mental e espiritualidade no evento “Vivas para velhice”, no primeiro andar do bloco G da Católica, no auditório G1. O geriatra Marcelo Cabral, presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Pernambuco, vai fazer palestra sobre “Viver a velhice com + saúde”, enquanto o terapeuta ocupacional Antônio Rodrigues vai falar mais especificamente sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Em seguida, a promotora de Justiça Luciana Dantas abordará o tema “Viver a velhice com + garantia e direitos”; a mestra em Ciência da Religião Linda Mey vai falar sobre “Viver a velhice com + espiritualidade”, e a especialista em Gerontologia Juracy Gutierrez vai encerrar o evento falando sobre “Viver a velhice e aproveitar + a vida”.

Na tarde da sexta, das 14h às 17h, será exibido o filme “Alguém tem que ceder”, seguido de debate e corte do bolo “Vivas para Velhice”. O cine debate será no primeiro andar do bloco G da Unicap, no auditório G2.

Já na manhã da segunda-feira, das 8h30 às 12h30, a PCR e a Católica realizam uma Feira de Cidadania e Serviços da Pessoa Idosa, com o objetivo de proporcionar lazer, bem estar, entretenimento e cuidados para as Pessoas Idosas, na perspectiva do fortalecimento da autoestima e empoderamento dessas pessoas como sujeitos de direitos. A ação acontecerá no hall do bloco A da Universidade Católica, onde a PCR, junto com parceiros públicos e privados, vai oferecer serviços de beleza, saúde, jogos, atividades aeróbicas, exposições, artesanatos, oficinas e atividades culturais.