Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 30.09.18 - 11h11

Hoje tem espetáculo no Sítio Trindade, sim senhor

img_alt

Programação da 9ª Mostra de Circo do Recife, promovida pela Prefeitura do Recife, continua nestes sábado (29) e domingo (30), oferecendo atividade gratuitas e abertas ao público, nos espaços públicos da cidade. (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Hoje tem espetáculo, sim senhor, na programação da 9ª Mostra de Circo do Recife. O quarto dia de atividades gratuitas e abertas ao público, oferecidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, para celebrar a arte popular e de resistência do picadeiro, contará com oficina, números e atrações variadas, que prometem arrancar sorrisos e suspiros, provocando no respeitável público uma mistura de comoção, admiração e alegria, que se traduz na mais genuína felicidade circense.

A programação deste sábado (29) começou às 9h, no Paço do Frevo, no segundo dia de atividades da Oficina de Contorção, ministrada pela carioca Geórgia Bergamim.  Mais tarde, a partir das 14h, o Sítio Trindade recebe a feira circense, de venda de equipamentos e aparelhos circenses profissionais, além de acessórios e maquiagens. E, a partir das 16h, também no Sítio, começa a brincadeira, com o Espetáculo de Variedades Circenses Cabaré, da Cia. Brincantes de Circo (PE), que desfilará no picadeiro números aéreos, de equilíbrio e malabares, além de reprises clássicas de palhaços brasileiros. Das 17h às 19h, os artistas mambembes Carlos Vivero (CHI), Cristian Vargas (ARG), Suenne Sotero (PE) e Paulo Ygar (SP) tomam conta da programação com intervenções circenses e números de rua, que rodam o mundo inteiro transformando asfalto em picadeiro.

Na sequência, às 19h, o American Circo apresenta o espetáculo libelo O Circo Existe, Olhe pra ele, para reivindicar, com magia, graça e alegria, aplausos às artes circenses. Fundado em 1977, pelo Palhaço Preguinho, o American é hoje conduzido por seus filhos: Cícero Oliveira, conhecido no meio circense como Careca, como Wagner Júnior - O Aramista ou ainda como Palhaço Reco Reco, e José Marcos, exímio soldador e capataz. 

Amanhã (30), a programação chega ao Recife Antigo, onde serão oferecidos, das 13h às 17h, vivências, números e atrações, no Boulebard da Avenida Rio Branco, onde a Mostra também contará, pela primeira vez, com a Feira Gastronômica de Comidinhas de Circo. Antes disso, a partir das 8h30, sai do Parque da Jaqueira a 5ª edição do Bobociclismo, pedalada promovida pelos Doutores da Alegria para celebrar os 15 anos de atuação do grupo no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria.

Das 16h em diante, o circo se despede do Sítio Trindade, com espetáculos do Circo Nawellington e do Circo Alves e intervenções circenses com Yeyo Juggling (CHI), Erisson Correia (PE) e Suenne Sotero (PE).

Sexta-feira - O dia de ontem foi intenso debaixo da lona do Sítio Trindade e também fora dela. Começou no Paço do Frevo, com o primeiro dia de atividades da oficina de Contorção, ministrada pela carioca Geórgia Bergamim, e com o espetáculo A Arte da Mágica, de Mickael Marvey, às 10h, no Compaz Eduardo Campos. Continuou, à tarde, com a feira de materiais circenses e com o último dia da oficina de Acrobacia Aérea, de Millena Miranda, no Sítio Trindade. À noite, no mesmo picadeiro, culminou na homenagem a Birrinho, circense celebrado pela programação desta 9ª edição da Mostra, e na apresentação da habilidosa Família Vidal, dedicada há várias gerações ao Disney Circo,que fez brilhar os olhos do público. 

“Organizar uma programação como essas é um trabalho suado, mas muito gratificante. A gente se emociona em poder trazer o circo para perto do recifense e mais ainda em poder prestar homenagem de corpo presente a quem dedicou uma vida inteira a essa arte tão grandiosa, como Birrinho”, disse Cleiton Orman, um dos organizadores e curadores da Mostra da Prefeitura do Recife. 

José Carlos da Silva, 63 anos de idade e 54 de circo, que carrega consigo uma multidão de personagens e habilidades de picadeiro, agradeceu a homenagem caracterizado como o Palhaço Birrinho, um de seus personagens. “Quero agradecer a todos. Esse é um momento de felicidade que nunca tive na vida. É dentro do picadeiro que sou feliz e é muito importante ser reconhecido aqui”, emocionou-se. Em seguida, confirmou sua vocação e sina circense, colocando todo mundo para rir e se emocionar com seu número.

“Circo é muito bom. Gosto de tudo: palhaço, mágico, malabarista... De graça, então, é melhor ainda”, disse Rafael Pereira, 30 anos, entre uma gargalhada e outra.

“Sempre venho para a mostra. Todo ano, sem falta. E trago minha filha e meus sobrinhos. Faço questão que eles vejam o circo. Toda criança tem que ver. Eu adorava quando era pequena. É uma tradição tão bonita, que a gente precisa manter”, celebrou a artesã Cristiane Beltrão, 42 anos.

O engenheiro Eduardo Elvino também fez questão de levar as duas filhas. “Muito interessante. Muito bom a Prefeitura oferecer essa programação de graça e trazer para um parque essas atividades que resgataram uma arte popular tão tradicional”, disse.  

 

Confira a programação do fim de semana: 

 

PROGRAMAÇÃO DA 9ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE

De 26 a 30 de setembro

 

Sábado (29)

9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo

14h às 20h – Feira Circense: Venda de matérias de Circo com a DYM – Comércio de Materiais Circenses (SP) e Nil Sapatos (PE), no Sítio Trindade

16h - Espetáculo “Cabaré – Espetáculo de Variedades Circenses” da Cia. Brincantes de Circo (PE), no Sítio Trindade

17h às 19h - Intervenções circenses com Carlos Vivero (CHI), Cristian Vargas (ARG), Suenne Sotero (PE) e Paulo Ygar (SP), no Sítio Trindade

19h – Espetáculo “O Circo Existe, Olhe pra ele” do American Circo (PE), no Sítio Trindade

 

Domingo (30)

8h30 - 5º Bobociclismo com os Doutores da Alegria (celebreção dos 15 anos de atuação no Recife e o Dia Estadual dos Doutores da Alegria), no Parque da Jaqueira

9h às 12h – Oficina de Contorção com Geórgia Bergamim (RJ), no Paço do Frevo

13h às 16h - Vivências Circenses de equilíbrio, malabares, acrobacias com Jonathan Marinho, Hosani Gomes (PE), Cesar Gomes (PE) e Rhayan Gomes (PE), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

13h às 17h - Abertura da Mostra fotográfica “Doutores da Alegria Recife – 15 anos”, no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

13h às 17h – “Comidinhas de Circo” - Feira gastronômica com comidas de circo (algodão doce, pipoca, maçã do amor), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

16h – Mostra de Números Circenses com Rapha Santacruz (PE), Natália Lua (PE), Cia. 2 em Cena (PE), Jaqueson Santana (PE), A Trupe (PE), Ivo Amaral (PE), Suenne Sotero (PE), Lucrecia Forcioni (PE) e Geórgia Bergamim (RJ), no Recife Antigo (Av. Rio Branco)

16h – Espetáculo “Um Show de Risos & Mágica” do Circo Nawellington (PE), no Sítio Trindade

17h às 19h - Intervenções circenses com Yeyo Juggling (CHI), Erisson Correia (PE) e Suenne Sotero (PE), no Sítio Trindade

19h – Espetáculo “Arte, Luz, Música e muita Alegria” do Circo Alves (PE), no Sítio Trindade