NOTÍCIAS

Assuntos Jurídicos | 08.10.18 - 13h00

Procon Recife orienta consumidores sobre a compra de brinquedos para o Dia das Crianças

 
Órgão de defesa do consumidor da Prefeitura do Recife alerta os consumidores para observar selos de segurança e prazos de entrega

 

Brinquedo é coisa de criança, mas, na hora da compra, são os adultos que precisam prestar atenção e ter alguns cuidados. Com a aproximação do Dia das Crianças, e o consequente aumento do movimento nas lojas, principalmente de eletrônicos e brinquedos, o Procon Recife alerta os consumidores para os cuidados que devem ter em relação aos produtos que serão comprados para os pequenos.

A primeira orientação é verificar  a indicação da faixa etária do brinquedo e se o mesmo possui o selo do Inmetro e da Abrinq – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos -, que testam a qualidade dos produtos garantindo maior segurança.
 
Outra observação importante é sobre produtos importados. Eles precisam trazer consigo informações em língua portuguesa e se a embalagem informa os eventuais riscos que o brinquedo pode apresentar as crianças.
 
Quanto aos brinquedos eletrônicos ou mecânicos, o Procon Recife recomenda que os consumidores testem o funcionamento destes produtos antes de concretizar a compra, observando-se o modo de funcionamento, se requer pilha ou bateria, verificando se atende ao que for desejado.
 
Se a compra for realizada através da internet, telefone ou catálogo, o consumidor poderá desistir da comprar no prazo máximo de sete dias contados a partir do recebimento do produto, sem precisar justificar o motivo da desistência, pois esta é uma garantia prevista no Código de Proteção e Defesa ao Consumidor para as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, onde o consumidor não tem acesso ao produto no momento da compra.
 
Ainda sobre as compras realizadas fora da loja, também é importante observar o prazo estipulado para entrega. Este tem que ser informado no momento da compra. É importante que o consumidor fique atento ao prazo, evitando assim, que o produto chegue após a data desejada. 
 
Quem se sentir lesado pode registrar uma reclamação junto ao PROCON Recife localizado na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, das 08h às 13h, fone 0800 28 11 311.