Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 11.10.18 - 18h10

PCR inicia Semana do Brincar 2018 com invasão de palhaços, teatro e brincadeiras para os pequenos recifenses

A 4ª Semana do Brincar vai promover atividades recreativas e inclusivas, shows e atividades lúdicas para crianças e adolescentes da cidade.

"Brincando se fortalece o afeto". É este o lema que norteia a Semana do Brincar 2018, que terá início nesta segunda-feira (15). A quarta edição da iniciativa reunirá atividades diversas, entre elas peças de teatro, banho de mar assistido no Praia Sem Barreiras, shows de talentos, entre outros. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH), juntamente com as Secretarias de Educação, Saúde, Esportes e Lazer, realiza a 4ª Semana do Brincar, com foco voltado para crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de ensino do Recife, que vivem nas casas de acolhimento institucional da PCR, que são atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), entre outros.
 
Com o objetivo de fortalecer a cultura da paz entre as crianças e reforçar os vínculos escolares, a programação da Semana do Brincar terá, na segunda-feira (15), uma "invasão da palhaços" na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena. No mesmo horário, das 9h30 às 11h, terá apresentação de teatro e shows de talentos com crianças que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Clube Português. 
 
Serão sete dias para refletir e comemorar. Na terça-feira (16), integrantes do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac) e crianças das casas de acolhida do Recife vão participar de um esquete teatral na quadra do Centro. O ponto alto da programação acontece na quinta (18) e sexta (19). O Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, será palco do Circuito do Brincar e a atração principal será o show da Palavra Cantada. 
 
Na sexta, o Projeto Praia Sem Barreiras, no Pina, será um momento de inclusão e diversão para crianças com e sem deficiência. O projeto, que acontece na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, terá vôlei sentado e banho de mar assistido. O foco é sensibilizar o público para a temática da pessoa com deficiência.
 
O encerramento da Quarta Semana do Brincar será na próxima terça-feira (23) com uma visita ao Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Os ilustres visitantes serão crianças das casas de acolhida do Recife, do Cervac e da Escola Municipal do Pilar, vizinha ao equipamento público. 
 
PROGRAMAÇÃO
 
DIA 15/10 (SEGUNDA-FEIRA)

9h às 11h30 - Invasão de Palhaços na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena.
9h às 11h30 - Apresentação de Teatro – ECA (Equipe de Educadores do SCFV); Apresentação do SCFV na OSC Darue Malungo (Parceria com PELC) e Show de Talentos (Participantes do SCFV), no Clube Português.
 
Dia 16/10 (TERÇA-FEIRA)

14h às 15h30 - Esquete Teatral "Brincando se fortalece o Afeto"; Apresentação do Grupo de Dança Arco-Íris dos sonhos, Grupo do Pelc com percussão, dança e teatro, na Quadra do Cervac, do Morro da Conceição. 

Dia 17/10 (QUARTA-FEIRA)

9h às 12h - Jogos de Tabuleiros, no CAPS Cempi, em Jardim São Paulo. 
14h às 16h -  Circuito do Brincar - Musicalização, Meio ambiente e Esportes, na Escola Municipal Jardim Mauricéia, na Lagoa do Araçá, Imbiribeira. 
17h às 19h - Jogos de Tabuleiros - CAPS AD Luis Cerqueira, em Santo Amaro. 

Dia 18/10 (QUINTA-FEIRA)

9h às 12h - Jogos de Tabuleiros, no CAPS Cléa Lacet, na Imbiribeira.
14h às 16h -  Circuito do Brincar, com Palavra Cantada,  Esportes e Visitação a horta do COMPAZ. No Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.
 
Dia 19/10 (SEXTA-FEIRA)

9h às 11h30 -  Praia sem Barreiras para crianças. Na Ação, haverá vôlei sentado, academia das cidades e banho  de mar assistido. Local: Arena do projeto Praia sem Barreiras, na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7.

Dia 22/10 (SEGUNDA-FEIRA)

15h - Jogos de Tabuleiros, no Capsi Zaldo Roch, na Encruzilhada.

Dia 23/10 (TERÇA-FEIRA)

14h às 16h - Visita de crianças da comunidade do Pilar e de casas de acolhida do Recife ao Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife.