Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 15.10.18 - 18h28

PCR inicia Semana do Brincar com muita festa para as crianças no Clube Português

A programação da quarta edição do evento inclui atividades recreativas e inclusivas, shows e atividades lúdicas para crianças e adolescentes até o próximo dia 23

 

Cerca de mil crianças e adolescentes participaram, nesta segunda-feira (15), no Clube Português, nas Graças, da abertura festiva da 4ª edição da Semana do Brincar, promovida pela Prefeitura do Recife em comemoração ao Dia das Crianças. Com o lema “Brincando se fortalece o afeto”, o evento que tem programação até o dia 23 de outubro é organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife (SDSJPDDH)em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Esportes e Lazer.

 
Nesta segunda, crianças e adolescentes que estudam na rede municipal de ensino e que são atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Recife assistiram a peças de teatro, apresentações de dança e shows de maracatu e percussão, além de brincarem de pular corda e amarelinha, dança da cadeira, bambolê, entre outraatividades. Eles também ganharam revistinhas e gibis. Um dos pontos altos da programação foi uma apresentação teatral sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), comandada por arte-educadores do SCFV.
 
De acordo a secretária-executiva de Direitos Humanos do Recife, Elizabete Godinho, a programação ainda inclui banho de mar assistido para crianças com deficiência na arena do projeto Praia Sem Barreiras, shows de talentos, visita a museu e brincadeiras com jogos de tabuleiroNa Semana do Brincar 2018, tentamos fortalecer a cultura da paz entre as crianças e destacamos que o ato de brincar é um direito de todas as crianças e adolescentes, além de reforçarmos o compromisso da gestão com esse importante segmento social. São sete dias para refletir e comemorar”, disse a gestora.
 
Os pais dos participantes da abertura da Semana do Brincar também elogiaram o evento. “Meus dois filhos praticam atividades esportivas na sede do Sport e estão adorando a programação desta segunda”, disse a dona de casa Danielle Pereira, moradora de Afogados.
 
Exemplo vivo da importância da garantia do direito das crianças e adolescentes à prática esportiva, Cleybson da Silva, de 15 anos, já não consegue imaginar a vida sem as aulas semanais de capoeira proporcionadas pelo projeto Pão da Vida, parceiro do SCFV no bairro do Coque. “Essas parcerias da PCR com clubes e entidades de bairros estão melhorando a qualidade de vida de muitas crianças e adolescentes como eu, além de ajudarem a nos manter afastados das drogas e más companhias. Hoje estou muito mais disciplinado e mais atento aos estudos”, revelou Cleybson.
 
Larissa Lima, de 12 anos, moradora do Ibura de Baixo, também destacou a importância das brincadeiras e atividades culturais em sua vida. “Participo de um grupo de dança e outro de jogos populares através do SCFV há quase dois anos e estou muito feliz. Isso melhorou muito a minha vida e ainda me incentivou a estudar mais e a respeitar os idosos e a minha família”, frisou a estudante.
 
PROGRAMAÇÃO – Nesta terça-feira (16), integrantes do Centro de Reabilitação e Valorização da Criança (Cervac) e das casas de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife vão participar de um esquete teatral na quadra do centro.
 
O ponto alto da programação acontece na quinta (18) e na sexta (19). O Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro, será palco do Circuito do Brincar, que terá como atração principal oficinas com colaboradores do projeto Palavra Cantadana quinta. Na manhã da sexta, o Projeto Praia Sem Barreiras promoverá um momento de inclusão e diversão para crianças com deficiência na Praia de Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, com banho de mar assistido e vôlei sentado.
 
O encerramento da Quarta Semana do Brincar será no próximo dia 23, com uma visita ao Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Os visitantes serão crianças das casas de acolhida do Recife, do Cervac e da Escola Municipal do Pilar, vizinha ao equipamento público.

Confira a programação completa:
 
Terça-feira (16/10)
 
14h às 15h30 - Quadra do Cervac, no Morro da Conceição - Esquete Teatral "Brincando se fortalece o afeto"; apresentação do Grupo de Dança Arco-Íris dos sonhos; apresentação de percussão, dança e teatro de um grupo do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc).
 
Quarta-feira (17)
 
9h às 12h – Atividades com jogos de tabuleiro no CAPS Cempi, em Jardim São Paulo.
14h às 16h - Circuito do Brincar – Atividades de musicalização, meio ambiente e esportes na Escola Municipal Jardim Mauricéia, na Lagoa do Araçá, Imbiribeira.
17h às 19h - Atividades com jogos de tabuleiro no CAPS AD Luís Cerqueira, em Santo Amaro.
 
Quinta-feira (18)
 
9h às 12h - Atividades com jogos de tabuleiro no CAPS Cléa Lacet, na Imbiribeira.
14h às 16h - Circuito do Brincar, oficinas com colaboradores do projeto Palavra Cantadaatividades esportivas e visitação à horta do Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro.
 
Sexta-feira (19)
 
9h às 11h30 - Banho de mar assistido e vôlei sentado para crianças com deficiência na arena do projeto Praia sem Barreiras, em Boa Viagem, na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7.
 
Segunda-feira (22)
 
15h - Atividades com jogos de tabuleiro no CAPS Zaldo Roch, na Encruzilhada.
 
Terça-feira (23)
 
14h às 16h - Visita de crianças da comunidade do Pilar e de casas de acolhida do Recife ao Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife.