NOTÍCIAS

Cultura | 28.09.11 - 12h36

Programa Bolsa Escola Municipal realiza aula-passeio no Rio Capibaribe

Aproximadamente 40 mães beneficiárias participaram da incursão pedagógica.
 
A Prefeitura do Recife, por meio do Programa Bolsa Escola Municipal, promoveu mais uma aula-passeio “Águas do Capibaribe”, para beneficiárias do programa. Durante o percurso foram retratados temas como o meio ambiente, a poluição e o ecossistema do rio que corta a capital do nosso estado. Aproximadamente 40 mães participaram da incursão pedagógica.
 
O trajeto, entre o Marco Zero da cidade e a Bacia do Pina, teve como destaque o ponto de encontro dos rios com o do Oceano Atlântico: “Na Bacia do Pina deságuam cinco rios: Capibaribe, Tejipió, Jiquiá, Jordão e Pina. Essa mistura, que inclui também a água do mar, caracteriza a diversidade aqui existente, chamada de estuário”, comentou Mônica Coelho, professora do projeto Barco Escola.
 
As beneficiárias presentes conferiram as paisagens do Recife durante todo o passeio e comentaram sobre a oportunidade de conhecer a cidade em que vivem por um lado em que elas nunca haviam visto: “É muito gratificante ver o Recife de uma maneira tão especial. O meu aniversário é no mês que vem e eu já me sinto presenteada”, afirmou Lucinda Vitorino, 42 anos, moradora do Ibura, que participou do passeio juntamente com a filha, Priscila Vitorino, 12 anos, que estuda na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes.
 
Para Tamires Azevedo, que coordenou a equipe da escola convidada, a iniciativa do Programa Bolsa Escola Municipal em trazer as mães para esses passeios socioeducativos é de muita importância para o desenvolvimento cultural e social delas: “Já fomos ao teatro Santa Isabel e ao Barco Escola por intermédio do programa municipal. É importante fazer com que essas mães tenham uma tarde atrativa, para assim, tirá-las da rotina”, frisou.
 
SAIBA MAIS
– A secretaria de Educação, Esporte e Lazer, por meio do Programa Bolsa Escola Municipal, realiza atividades socioeducativas, buscando obter um trabalho preventivo que atenda crianças, adolescentes e as mães beneficiárias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Esse atendimento é feito através de diversas atividades, como por exemplo, as apresentações realizadas no Teatro de Santa Isabel, os Ciclos de Palestras de enfretamento à violência e as visitas à Oficina de Brennand, as quais buscam a inclusão social, o resgate da cidadania, o contato com a cultura, o lazer, o meio ambiente e a valorização da convivência familiar e comunitária.