Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 19.12.18 - 20h11

Últimos dias para ver e votar nos presépios confeccionados por estudantes, em exposição no Recife Antigo

img_alt

Até sexta-feira (21), o público que for à Avenida Rio Branco poderá escolher três entre os 14 presépios confeccionados pelos estudantes da rede municipal, a partir de resíduos tecnológicos. Alunos serão premiados com apresentações culturais e passeio. (Foto: Cortesia)

 

No Recife Antigo, o Natal deste ano abraçou novas causas, além da solidariedade e da compaixão. Em meio às cores e luzes que costumam tomar conta do bairro nesta época do ano, a decoração preparada pela Prefeitura do Recife conseguiu atribuir novos significados a uma das cenas mais reproduzidas do mundo. O célebre presépio natalino, que retrata o nascimento de Cristo na mangedoura, diante do olhar atento dos três reis magos, foi recriado pelos estudantes da rede municipal de ensino, tendo a cultura nordestina como cenário e a sustentabilidade como norte.

O projeto Recife dos Presépios por mãos do futuro, promovido pela Secretaria de Educação do Recife, convidou 397 crianças e adultos de 14 escolas para recriar a cena do nascimento de Jesus, a partir de resíduos tecnológicos e materiais reciclados. Os 14 presépios confeccionados sob a supervisão de 63 professores estão expostos na Avenida Rio Branco até o próximo dia 25 de dezembro, no expediente das 9h às 19h até o próximo dia 23, e das 16h às 20h nos dias 24 e 25.

Mais que conferir, quem for ao bairro histórico até a próxima sexta-feira (21) poderá participar da difícil escolha dos três presépios mais representativos, deixando seu voto registrado numa urna disponibilizada, em parceria com a Rede Globo, na mesma Avenida Rio Branco.

O primeiro e o segundo lugares serão premiados, respectivamente, com apresentações de duas e de uma atração cultural infantil, na volta às aulas de 2019. Os alunos classificados em terceiro lugar receberão como prêmio um passeio de catamarã.

O projeto, de reinvenção das tradições e conscientização ambiental, envolveu desde crianças nas creches a jovens do ensino regular e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O desafio de todos eles era construir os presépios, utilizando pelo menos 50% dos materiais provenientes de resíduos tecnológicos como teclados, mouses, CPUs, telas, teclas, CDs e DVDs, entre outros. Ao todo, foi utilizada meia tonelada dos seguintes resíduos tecnológicos:

Teclados – 150
Mouses – 150
Monitores – 150
CPUs – 60
Cabos e fios – 1000 metros
Estabilizadores – 50
Geláguas – 10
Garrafões – 30
Cadeiras – 40

As escolas e creches escolas envolvidas na confecção dos presépios são: Escola Municipal Almerinda Umbelina (Vasco da Gama), André de Melo (Estância), Bola na Rede, CMEI Ana Rosa Falcão de Carvalho (Santo Amaro), CMEI São João (Macaxeira), Creche Albérico Dornelas (Brum), Divino Espírito Santo (Caxangá), Edinaldo Miranda (Encruzilhada), Engenho Do Meio (Engenho do Meio), Josefina Marinho (Casa Amarela), Karla Patrícia (Boa Viagem), Nossa Senhora da Penha (Boa Viagem), Padre Antônio Henrique (Derby), Pedro Augusto (Boa Vista).