Nove artesãs do Prodarte expõem trabalhos na Fenahall 2019
Nove artesãs vinculadas ao Programa de Desenvolvimento do Artesanato (Prodarte) expõem seus trabalhos na décima sexta edição da Fenahall, tradicional feira que teve início nesta sexta-feira (11) e vai até o dia 20 de janeiro, no Classic Hall. No estande da Prefeitura do Recife, as profissionais comercializam produtos como bolsas, acessórios para cabeça, bijuterias, patchwork, porcelanato e peças customizadas sobre a cultura do Nordeste.
As empreendedoras participantes foram selecionadas por uma curadoria especializada. A artesã paraense Cândida Duarte, de 71 anos, trouxe suas porcelanas para o evento. “É primeira vez que eu participo de uma feira tão grande. A oportunidade veio em um momento bom da minha vida, pois é um auxílio financeiro importante. O Prodarte me ajuda em todos os aspectos”, destaca.
“Adoro as feiras que o programa oferece pra gente e hoje tivemos a oportunidade de participar de uma grande feira. Participo há dois anos e todo dia é um aprendizado diferente”, diz a artesã participante Isaurora Pereira, de 60 anos.
Desde o ano passado no programa da Prefeitura, a também artesã Vanda Lúcia, de 67 anos, fala sobre sua trajetória no ramo. “O artesanato entrou na minha vida quando eu ganhei um cachorro e comecei a fazer roupinhas para ele. Depois comecei a comercializar roupas para pets. Estou radiante com a oportunidade que o Prodarte me oferece”, afirma.
PROGRAMA - Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, o Prodarte fomenta o artesanato do Recife, por meio do apoio aos artesãos cadastrados, do fortalecimento da geração de renda e da divulgação cultural do município. A equipe do Prodarte orienta e apoia a produção artesanal, bem como facilita o acesso a feiras e capacitações.