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Educação | 02.04.19 - 18h56

Prefeitura do Recife promove palestra sobre autismo

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A ação da Secretaria de Educação do Recife teve como objetivo desmistificar os preconceitos acerca do autismo e levar mais informação sobre as características do transtorno para alunos do 1º ao 5º ano. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

 

Para lembrar o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira, 2 de abril, estudantes do 1º ao 5º ano e do programa Se Liga, da Escola Municipal Engenho do Meio participaram da palestra sobre o tema. A ação teve como objetivo conscientizar pais e alunos sobre a data e reuniu mais de 300 estudantes. Na ocasião também foi o lançamento da Agenda Escolar Inclusiva, material escolar voltado para alunos com necessidades especiais.

Com o tema “Aprendendo sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, apresentado pela psicóloga Rayza Marques, a palestra procurou desmistificar os preconceitos acerca do autismo e levar mais informação sobre as características do transtorno. Ao longo da palestra os próprios alunos leram algumas características que envolvem o universo do TEA como dificuldade de interação social, dificuldade de comunicação, e forma literal de agir. A psicóloga Rayza aproveitou também para desmistificar alguns mitos. “O autismo não é uma doença, é um transtorno e também é falso dizer que o autista não tem afetividade e que não gosta de pessoas”, afirmou.

“A sociedade ainda é preconceituosa em relação ao TEA, e esta é uma oportunidade de informar as crianças a respeito das várias características que envolvem esse mundo tão especial. O ambiente escolar é onde elas vão estar mais expostas às diferenças, então este trabalho realizado hoje é muito importante para aproximar ainda mais os estudantes”, afirmou Rayza.

Para a gestora da Escola Engenho do Meio Bianca Simonette, a ação é mais um momento para trabalhar a inclusão na escola, que hoje atende 33 estudantes com TEA, que é considerada referência em educação inclusiva, com mais de 700 alunos nos três turnos, sendo que 140 deles da Educação Especial.   “Sempre tivemos a preocupação de trabalhar na escola sobre os vários temas que englobam os alunos com necessidades especiais, mas com essa abordagem, voltado para todos os alunos é a primeira vez. Temos a consciência de que quanto mais informação chegar aos nossos estudantes, mas barreiras vão ser quebradas“, destacou.

No evento também foi feito o lançamento da Agenda Escolar Inclusiva, que vai fazer parte do material escolar dos alunos com necessidades especiais. A agenda foi produzida com a função de estreitar a comunicação entre escola, pais e alunos. Na agenda vai ser possível marcar, por exemplo, falar o perfil do aluno como comportamento, se realizou as atividades ou comeu.

Para Angélica Maria, mãe de Yuri Cauê, aluno do 3º ano e com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), a agenda vai ser muito útil. “O material é muito bem vindo porque vamos ter um acompanhamento mais de perto de como foi o dia dele em sala de aula, porque às vezes eles não verbalizam. Podemos dizer se eles estão mais agitado, porque não fez a tarefa de casa, então a comunicação vai ser muito melhor tanto para a escola, quanto para os pais”, comemorou Angélica.