Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 07.04.19 - 22h06

Aulões e vivências esportivas agitam o Segundo Jardim de Boa Viagem

img_alt

Programação comemorativa dos dias mundiais da Atividade Física e da Saúde teve também caminhada no Centro do Recife (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A tarde deste domingo (7) foi de muito exercício para as centenas de pessoas que participaram das atividades comemorativas do Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Mundial da Saúde, realizadas pela Prefeitura do Recife no Segundo Jardim de Boa Viagem. A programação organizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer (Seturel) incluiu aulões de dança e práticas de modalidades como vôlei de praia, atletismo, crossfit, ginástica artística e capoeira. Além disso, pela manhã, a Secretaria de Saúde realizou caminhada com usuários da Academia da Cidade, começando no Parque 13 de Maio, área central da cidade.

Junto com suas amigas do grupo Totalmente Demais, a comerciante Valdilene Gomes, moradora do bairro de Jardim São Paulo, fez questão de prestigiar as atividades. “Temos aulas de zumba com a professora Surama, toda segunda e quarta. O exercício é muito importante para nossa vida e para nossa saúde”, destaca Valdilene, que trabalha no Ceasa e acorda bem cedo todo dia. As aulas de zumba fazem parte do programa Recife Ativo, coordenado pela Seturel.

A graça e a beleza das apresentações de ginástica artística, realizadas pelas atletas da Academia Bello Salto, situada em Parnamirim, encantaram o público que compareceu ao Segundo Jardim. “Trouxemos 15 meninas de 7 a 14 anos. Essa foi a segunda vez que participamos da programação”, contaram as proprietárias do estabelecimento, Vanessa e Clarissa Bello.

“A Prefeitura montou uma programação comdiversas atividades esportivas e de promoção à saúde, durante todo o final de semana, para marcar os dias mundiais da Atividade Física e da Saúde. Ficamos muito felizes com o resultado e com a participação das pessoas. Estimular a população a levar uma vida cada vez mais saudável é uma das prioridades da nossa gestão”, afirma a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

CAMINHADA - Pela manhã, usuários dos mais diversos polos da Academia da Cidade participaram da caminhada comemorativa promovida pela Secretaria de Saúde do Recife (Sesau). Antes do exercício, o público fez alongamento no polo do Parque 13 de Maio, na Boa Vista, onde também participou de uma feira com orientações sobre promoção e educação em saúde. 

Uma frevioca animou os participantes ao longo de todo o percurso da caminhada, que seguiu pela Rua da Saudade, Rua Princesa Isabel, Praça da República, Ponte Buarque de Macedo, Rua Madre de Deus, Avenida Alfredo Lisboa até a Avenida Marquês de Olinda, no Bairro do Recife. Nem a chuva fez o grupo deixar de se exercitar ao som de frevo, forró, axé e MPB. Na chegada à Rua Marquês de Olinda, todos mostraram o gingado no aulão de dança.

A dona de casa Miriam dos Santos, 58 anos, participou da comemoração dos dias da Saúde e da Atividade Física pela primeira vez e disse que nunca mais vai perder essa programação. Há um ano e meio, a moradora do Alto José do Pinho faz alongamento, caminhada e dança na Academia da Cidade do Sítio da Trindade, de segunda a quinta. “Eu só passei a praticar atividade física quando o médico recomendou, depois que tive um AVC. Agora me sinto muito melhor e mais disposta. Fazer exercício já entrou na minha rotina. Gosto tanto que, quando falto, me sinto até mal", contou Miriam, que ainda vai participar do encerramento da programação da Sesau em comemoração aos Dias da Saúde e da Atividade Física na próxima quarta-feira (10), no Polo do Sítio Trindade.

Segundo o coordenador do Programa Academia da Cidade, Ricardo Menezes, o objetivo do evento foi chamar atenção para a importância da prática do exercício físico de forma regular como forma de promoção à saúde. "Foi gratificante ver esse público todo participando da caminhada e do aulão, com a maior alegria e disposição, independente da chuva. O que fizemos aqui nesse domingo foi uma demonstração do que fazemos diariamente nos 42 polos da Academia da Cidade, que ainda são ótimos espaços de convivência e interação", ressaltou o educador físico.