Secretaria de Saúde do Recife promove ciclo de atualização para profissionais da Atenção Básica
A Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife promoveu, nesta segunda-feira (22), a aula inaugural do Ciclo de Atualização da Atenção Básica e o lançamento da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). O encontro, que aconteceu na Escola de Formação Professor Paulo Freire, na Madalena, reuniu cerca de 500 profissionais que compõem as equipes de saúde da Atenção Primária no município.
Com o tema “Estratégia de Saúde da Família como modelo organizativo da Atenção Básica do Recife”, o evento teve como objetivo promover uma reciclagem para melhorar os processos de trabalho, no sentido de estimular a interação entre os profissionais e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, participou da abertura e explicou que a Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do SUS, no lugar mais próximo da vida das pessoas. A equipe de Saúde da Família é o núcleo da estratégia de atenção à saúde no território.
“Os desafios são inúmeros, mas é com a educação permanente em saúde que conseguiremos fazer com que os profissionais exerçam uma nova prática baseada na humanização, no cuidado e no exercício da cidadania. Vocês que estão na ponta do atendimento são as principais testemunhas das dificuldades, mas também dos avanços que nós já alcançamos. Reafirmamos nosso compromisso com a luta para entregar à população uma Atenção Básica cada vez mais qualificada”, ressaltou Jailson Correia.
O lançamento da Remume, que lista, aproximadamente, 600 itens entre medicamentos e materiais médico-hospitalares disponíveis na rede municipal de Saúde, foi feito pelo gerente-geral de Assistência Farmacêutica do Recife, João Maurício de Almeida. “A Remume nos permite desenvolver vários trabalhos sobre o uso racional dos remédios, levando ao usuário o medicamento correto, na dose certa, pelo tempo adequado. Isso nos ajuda a saber, por exemplo, se estamos tendo efetividade com as medicações. Para isso, vamos dialogando com os profissionais”, explicou.
A médica de Saúde da Família Jaciara Barroca acredita que participar do curso é fundamental para estar alinhada com os processos de trabalho mais modernos. “Isso é muito importante, pois temos a oportunidade de nos atualizar para assim fortalecer o SUS e a Atenção Básica da nossa cidade, com o objetivo de oferecer aos nossos pacientes um atendimento mais eficiente e adequado”, comentou.