Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 10.05.19 - 12h13

Jardim do Baobá recebe o inédito Encontro Criança e Natureza, no sábado (11)

img_alt

Evento visa compartilhar experiências que favoreçam a relação das crianças com a natureza e o meio urbano. Brincadeiras ao ar livre, piquenique colaborativo, atividades educativas e rodas de conversa estão na pauta do encontro (Foto: Cortesia)

 

Neste sábado (11) o Jardim do Baobá, marco inicial do projeto Parque Capibaribe, recebe o inédito “Encontro Criança e Natureza”, evento promovido pelo Instituto Alana (SP) em parceria com o INCITI – Pesquisa e Inovação para Cidades. As atividades, voltadas para crianças, pais e especialistas nas áreas de primeira infância, serão realizadas das 13h às 19h. O Encontro tem apoio da Prefeitura do Recife e é aberto ao público.

A proposta do evento é promover momentos de interação entre crianças e suas famílias, com vivências de brincar livres na natureza, promovidas pelo Projeto Lindeza, iniciativa de cunho social. A colhida contará com mesão de frutas e a tarde terá muitas brincadeiras e ações, além de rodas de conversa. Haverá também atividades relacionadas à publicação Ribe e Os Aventureiros do Capibaribe, livro didático que desperta o interesse dos jovens leitores no Rio Capibaribe, com a presença do autor, Allan Chaves. O evento ainda prevê um piquenique colaborativo no jardim, em que o público é incentivado a levar lanches para compartilhar.

Além das vivências na natureza com crianças, jovens e adultos, a programação do "Encontro Criança e Natureza - Recife" contará com a participação do educador e artista plástico, Gandhy Piorski, que abrirá o evento com uma fala sobre a relação da criança com o ambiente à sua volta. A programação continuará com duas rodas de conversa, formada por pessoas de diversas áreas de vivência, que trarão olhares para o tema do evento a partir dos seguintes eixos: urbanismo, educação, cultura e saúde.
 
Para a participação nas rodas, a organização do encontro já confirmou as presenças de Célia Santos, representante do Fórum em Defesa da Educação Infantil em Pernambuco; do professor Hildemarcos Florêncio, da Escola Humberto Castello Branco; da Mestra em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco, Ana Carolina Perrusi; da Gerente Técnica de Projetos da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Adryana Rozendo; do Diretor Executivo de Gestão Pedagógica da Prefeitura do Recife, Rogério Morais; além da participação do Coletivo Massapê e do estudante e morador da comunidade de Vila Santa Luzia, Geovane dos Santos Ribeiro.

Serviço:
Quando: 11/05 (sábado)
Horário: Das 13h às 19h
Onde: Jardim do Baobá, que fica na R. Madre Loyola, Jaqueira, Recife – PE
Informações: info@inciti.org | 3037-6689

Programação:
A partir das 13h - Acolhimento com mesão de frutas
14h às 18h - Atividades de Brincar Livre com Projeto Lindeza + Ribe e Os Aventureiros do Capibaribe
15h às 16h30 - Roda de conversa: Cidade e Natureza: Como promover territórios de brincadeira e aprendizagem?
Hildemarcos Florêncio (Projeto pedagógico Escola Humberto Castello Branco)
Célia Santos (Fórum em defesa da educação infantil de Recife e Pernambuco)
Rogério Morais (Diretor Executivo de Gestão Pedagógica da Prefeitura do Recife)
16h45 às 18h15 - Roda de conversa: Como tornar a cidade viva para as crianças?
Adryana Rozendo (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife)
Ana Carolina Perrusi (Centro de Educação UFPE)
Lucas Izidoro (Coletivo Massapê)
Geovane dos Santos Ribeiro (estudante e morador da Vila Santa Luzia)
18h15 às 19h - Encerramento