Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 10.05.19 - 12h30

Fim de semana das mães tem frevo experimental, passeios e exposições no Recife

img_alt

Vai ter encontro musical Pernambuco + França, performances artísticas, exposições, oficinas e passeios ecológicos (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife preparou uma série de atividades neste fim de semana que celebra as mães. O Paço do Frevo promove encontro do Spok Frevo Quinteto com o grupo francês ‘NDiaz; público poderá ver resultado desse intercâmbio internacional neste sábado (11).

A Galeria Janete Costa apresenta performances abertas a todos os públicos, também no sábado. MAMAM e os museus Murillo La Greca e da Cidade seguem com exposições. O Olha! Recife leva o público a conhecer as influências inglesas da cidade. O Econúcleo Jaqueira, o Jardim Botânico e CAT Ambiental oferecem passeios e oficinas.

 

CULTURA

 

Paço do Frevo reúne Spok Frevo e grupo francês ‘NDiaz

No mês em que se comemora o dia internacional de museus, o Paço do Frevo e o Instituto Francês do Brasil / Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife reeditam a Conexão Frevo, que traz ao Paço do Frevo o grupo francês - ‘NDiaz para um período de residência artística ao lado dos músicos da Spok Frevo Quinteto. O projeto é fruto de uma parceria de sucesso realizada em 2018 e que, agora em 2019, adensa suas possibilidades nesta Conexão Frevo.

 

O período de ensaios e trocas musicais entre os grupos ocorrem no Oráculo Estúdio, no Paço do Frevo, onde os músicos criarão um show conjunto para oferecer ao público do Recife. O show será realizado neste sábado (11), no terceiro andar do Paço do Frevo. É uma oportunidade para conferir que resultado musical poderá surgir dessa união singular. O quarteto ‘NDiaz é baseada na busca do transe e da música do mundo – libanesa, turca, brasileira, indiana, romena, entre outras – encontrará grandes músicos do frevo pernambucano, com a pluralidade e abertura que o caracterizam.

 

Serviço:

Data: 11/05/2019 (sábado)

Horário: 16 horas

Local: Paço do Frevo (terceiro andar)

Custo: O acesso ao show está incluso no valor do ingresso do museu, que custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Evento sujeito à lotação.

 

Galeria Janete Costa apresenta performance "Terra Estranha"

A Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, dá continuidade ao ciclo de performances e experimentações estético-políticas "Terra Estranha", concebido pelos artistas Clóvis Teodorico e Letícia Barbosa. Neste sábado (11), o artista apresenta A Festa, performance em que ele organiza uma mesa com vários bolos em formato de letras e, depois de formar uma palavra comestível, fatia o alimento para uma degustação literária.

Em sua performance N° 2, Letícia cantará repetidas vezes a canção “Samba da Utopia”, sem acompanhamento, projetando unicamente a voz para dois ou mais microfones dispostos em pedestais e conectados a duas caixas de som, com volumes e intensidades diferentes, questionando limites entre a tecnologia e a impotência humana. As performances são gratuitas, têm classificação indicativa livre e começam às 17h.

 

MAMAM apresenta exposição "O tempo é implacável"

O Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM) apresenta “O tempo é implacável”, da artista mineira Juliana Gontijo, que estreia no Recife. Com curadoria de Wagner Nardy, a exposição tem nos rios pernambucanos a sua nascente. Isso porque a exposição brotou da troca de cartas entre a artista e Paulo Bruscky, em que ela relata suas impressões e reflexões sobre o sujeito que se percebe em trânsito pelo território, motivadas pelo poema O Rio, de João Cabral de Melo Neto.

“O tempo é implacável” fica em cartaz no MAMAM, até o dia 16 de junho, com visitação gratuita. O público pode conferir o trabalho de Juliana de terça a sexta, das 12h às 18h, e nos sábados e domingos, das 13h às 17h.

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, Boa Vista. A entrada é gratuita, mais informações: (81) 3355-6871 e e-mail educmamam@gmail.com . Site: https://blogmamam.wordpress.com/

 

Museu Murillo La Greca apresenta ação aberta

Investigando o corpo como um estado de conhecimento, imaginação, sensorialidade e pensamento crítico-reflexivo, está em cartaz no Murillo La Greca, a exposição “Risco! Atelier Aberto: A Eduardo Souza (in memorian)”.

A exposição reúne trabalhos de diversos artistas, concebidos a partir de diversas linguagens, tendo o corpo como ponto de partida, objeto de estudo e até como plataforma artística. Neste sábado (11), às 16h, o Risco! realiza a ação aberta Brasil: Delírio coletivo, jogos para modelo vivo, às 16h.

O Museu Murillo La Greca fica na rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.

 

Exposição "Cinco Pontas" no Museu da Cidade

No Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, a exposição "Cinco Pontas" estará aberta à visitação gratuita no sábado e domingo, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar.

Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org .

 

TURISMO E LAZER

Com três temas diferentes, o Olha! Recife é opção de lazer para quem quiser conhecer a cidade de forma gratuita. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife é realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.

 

Influência inglesa do Recife

Neste sábado (11), o Olha! Recife de Ônibus levará os participantes para conhecer a influência do povo inglês na cidade. O roteiro passará pela antiga sede da Western Telegraph Company, onde hoje é o Paço do Frevo, e no Marco Zero. Fará uma vista panorâmica ao Cemitério dos Ingleses, ao The British Country Club e a Catedral Anglicana da Zona Norte. O roteiro ainda vai até o Museu do Homem do Nordeste, onde será feita uma visita à última locomotiva de bondes que circulou na cidade. O grupo será levado até a Estação Ponte D'Uchoa; Campo do Derby; e pela antiga Estação Central do Recife, no bairro de Santo Antônio. O ônibus sai às 14h, da Praça do Arsenal.

 

Pátio de Santa Cruz: cenário de filmes nacionais

O passeio a pé do domingo (12) será para o Pátio de Santa Cruz. Os inscritos vão conhecer a história do local e de seu entorno, passando também pelo Mercado da Boa Vista. O Pátio tem relação com a Igreja de Santa Cruz e com os aterros e ruas que surgiram para atender à expansão da cidade, surgindo ali um considerável acervo de edificações entre casarões, sobrados, palacetes, igrejas, conventos, escolas e hospitais. O Pátio já foi cenário de filmes nacionais como Lisbela e o Prisioneiro e Amarelo Manga. Este passeio sai às 9h30, da Avenida Conde da Boa Vista, em frente ao Atacado dos Presentes.

 

Antigos cais integram história do Recife

Os antigos cais e atracadouros contam diversas histórias sobre a evolução da nossa cidade. No roteiro a pé da próxima quarta-feira (15), o Olha! Recife irá percorrer alguns cais que mesmo sem manter sua função, permanecem com seus nomes, como o Cais da Alfândega, do Apolo, de Santa Rita, do Imperador, da Aurora, entre outros. A caminhada começa às 14h, saindo da Praça do Arsenal.

 

Inscrições para o Olha! Recife

As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br. Todos os roteiros contam com guias de turismo e são gratuitos. É solicitado que os participantes levem 1kg de alimento não perecível.

 

Serviço:

Olha! Recife de Ônibus (sábado)

Tema: Recife Inglês

Dia: 11/05

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha Recife a pé (domingo)

Tema: Pátio de Santa Cruz e Mercado da Boa Vista

Dia: 12/05

Hora: 9h30

Saída: Em frente ao Atacado dos Presentes (Av. Conde da Boa Vista)

 

Olha Recife a pé (quarta-feira)

Tema: Circuito dos Cais

Dia: 15/05

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

MEIO AMBIENTE

 

Econúcleo Jaqueira ensina a produzir vasos, adubo e peças decorativas

Neste sábado (11), o Econúcleo Jaqueira oferece oficina de vasos para plantas, utilizando materiais reaproveitáveis, às 11h. Domingo (12) tem oficina de vermicompostagem com trilha ambiental, que mostra como se pode transformar o material orgânico que iria para o lixo em adubo natural utilizando minhocas. A caminhada entre as árvores e todo o percurso serão feitos com os pés descalços para estimular e aguçar os sentidos e a percepção.

 

À tarde, será oferecida uma oficina de construção de peças representativas de flores para o Dia das Mães usando técnicas de modelagem de papelão, colagens e garrafa PET.

 

Sábado (11)

9h – Trilha Ambiental + Oficina de mudas

10h10 – O Meio que se conta: contação de histórias “As aventuras de Anansi”

11h – Oficina de Caqueiras

14h – Trilha Ambiental + caça ao tesouro

15h – Pocket Show “Show de minhoca”

16h – Histórias Cantaroladas

 

Domingo (12)

9h – Meditação com o grupo Sahaja Yoga

10h – Oficina sensorial com plantas medicinais

11h – Contação de histórias “A lenda da Vitória Régia”

14h30 – Oficina de Artesanato: flores de material reciclável

15h30 – Trilha Ambiental + oficina de vermicompostagem

16h30 – Pocket Show “Show de minhoca” com Dom (personagem da Turma Mangue e Tal)

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico oferece caminhadas e oficinas

No sábado (11), o dia começa com a “Trilha Selvagem”, na qual os participantes percorrem os caminhos do meliponário, lago e jardins de orquídeas, conhecendo as espécies no maior clima de aventura. O final da prática acontece no Jardim Sensorial onde o público terá seus sentidos estimulados no contato com a natureza. Na oficina de mudas, os participantes aprendem a usar materiais recicláveis para fazer o plantio em casa ou no apartamento.

 

No domingo (12), a principal atividade da manhã fica por conta da oficina de produção de repelente caseiro, que ensina como fabricar um repelente de insetos utilizando plantas medicinais e fitoterápicos. A oficina busca integrar os conhecimentos populares com o uso correto e racional das espécies, além de proporcionar ao participante a oportunidade de fabricar um composto que não possui substâncias tóxicas que prejudicam o organismo, podendo ser utilizado por adultos, crianças e gestantes.

 

Durante a tarde, o espaço sedia a oficina criativa de Macramê. A técnica de tecelagem consiste em produzir peças traçando e atando os fios de tecido. O objeto confeccionado pode ser utilizado como roupas de cama, mesa e banho, acessórios ou de forma decorativa. A prática é gratuita e direcionada ao público de todas as idades.

 

Sábado (11)

9h - Caminhada Ecológica “Trilha Selvagem” +  Caça ao Tesouro

10h30 – Sementes do amanhã: oficina de mudas

13h30 - O Meio que se cota: contação de histórias “Comadre Florzinha”

14h10 – Vivência ambiental “Água viva”

15h - Sarau Ambiental

 

Domingo (12)

9h - Oficina de Expressão e Movimento “Mãe Terra”

10h - Oficina de Produção de Repelente Caseiro

10h40 - Oficina expositiva de Artesanato com jornal

13h30 - Oficina expositiva de Artesanato com jornal

14h10 - Oficina Criativa de Macramê

15h10 - Oficina de Produção de repelente caseiro

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

CAT Ambiental tem oficina de terrário e origami

Para quem vai comemorar a data especial na praia, a pedida é visitar o CAT Ambiental que recebe o público com uma programação recheada de atrações. Os visitantes poderão conferir oficina de terrário e origami, além de uma contação de histórias sobre consciência ambiental e conservação dos rios.

 

Domingo (12)

9h às 12h

Oficina de Terrário

Contação de histórias: RibeCapibaribe

Oficina de Origames com Barquinhos de Papel

14h às 17h

Oficina de Terrário

Contação de histórias: RibeCapibaribe

Oficina de Origames com Barquinhos de Papel

 

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

Segundo Jardim - Boa Viagem

Terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita