Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 15.05.19 - 09h46

Recife e suas pontes, Cemitério de Santo Amaro e influência francesa no Olha! Recife

img_alt

Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife oferece roteiros semanais e gratuitos para a população (Foto: Marcos Pastich/ArquivoPCR)

 

Conhecer a cidade por uma nova perspectiva é um dos objetivos do Olha! Recife. O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, oferece, esta semana, passeio de catamarã e roteiros a pé, de graça, com acompanhamento de guias de turismo. As inscrições são gratuitas, mas, em celebração à Semana do Bebê, que acontecerá entre os dias 20 e 26 de maio, é sugerido que os inscritos levem um item para bebê para doação, como fraldas descartáveis, sabonete líquido, lenços umedecidos e pomadas para assaduras.

Neste sábado (18), o Olha!Recife no rio realizará o roteiro Recife e suas pontes, contemplando as belezas naturais e arquitetônicas, observando de uma ótica diferenciada as construções que permeiam a passagem do rio, bem como a beleza da vegetação ciliar natural. A embarcação sai às 9h do Catamaran Tours.

No domingo (19), o Olha! Recife a pé tem como destino o Cemitério de Santo Amaro. Com 140 mil m², o espaço recebe, em média, 18 mil visitantes por mês. Acolheu, inicialmente, pessoas vitimadas pelo surto da febre amarela e que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época em que foi construído. No Cemitério de Santo Amaro estão localizados túmulos que se destacam pela suntuosidade, erguidos e trabalhados artisticamente, quase todos em mármore, o que atrai a atenção de um grande número de visitantes. A saída para este roteiro é às 9h, da Praça do Arsenal.

As influências da cultura francesa na cidade serão desbravadas na próxima quarta-feira (22). Com saída às 14h, da Praça do Arsenal, o grupo será levado para uma caminhada pelo centro da cidade passando pelo Marco Zero, Avenida Marquês de Olinda, Praça da República, Teatro de Santa Isabel, Mercado de São José, entre outros. Este roteiro propõe uma viagem no tempo até o século XIX, passando pelas localidades que receberam essa forte influência que deixou traços neoclássicos na construção de importantes monumentos históricos, além de ter redesenhado boa parte do centro de nossa cidade.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (17).

 

SERVIÇO

 

Olha! Recife no rio (sábado)

Tema: Recife e suas pontes

Dia: 18/05

Hora: 9h

Saída: Catamaran Tours

 

Olha! Recife a pé (domingo)

Tema: Cemitério de Santo Amaro

Dia: 19/05

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (quarta-feira)

Tema: Recife Francês

Dia: 22/05

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal