Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 17.05.19 - 11h58

Fim de semana com diversas atividades culturais e educativas no Recife

img_alt

Últimos dias da Semana de Museus, exposições, passeios por pontes, pela história do Cemitério de Santo Amaro, trilhas e atividades recreativas e educacionais nos econúcleos da cidade marcam fim de semana (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Neste fim de semana, o futuro se faz presente e urgente nos museus da cidade. Até sábado (18), Dia Internacional de Museus, está em cartaz nos equipamentos geridos pela Prefeitura do Recife a 17ª Semana de Museus, que tem como tema “Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. Vai ter de oficina de turbante a sessão de cinema no MAMAM; atividades para toda a família no Museu da Cidade; discussão sobre salvaguarda e memória do frevo, gratuidade, documentário e até karaokê no Paço do Frevo; além de sessão de desenho com modelo vivo no Murillo La Greca e performances na Galeria Janete Costa.

Tem ainda muito mais programação gratuita pela cidade: o Olha! Recife convida a passear por pontes, Cemitério de Santo Amaro e obras que sofreram influência francesa; e os econúcleos oferecem trilhas, oficinas de artesanato e exibição de curtas.

 

CULTURA

 

Cinema e oficinas no MAMAM

 

Celebrando a relação entre territórios e os sujeitos que se percebem em trânsito, a artista mineira Juliana Gontijo faz sua estreia no Recife com a exposição “O tempo é implacável”, que fica em cartaz até o dia 16 de junho, com visitação gratuita, apresentando impressões e reflexões geográficas motivadas pelo poema O Rio, de João Cabral de Melo Neto.

 

Dia 18/05

- Roda de capoeira, às 13h (gratuita e aberto ao público)

- Oficina Turbante-se: amarrações de turbantes e estamparia artesanal, às 14h

Com o intuito de disseminar um pouco da cultura e arte afro-brasileira, a oficina resgatará a ancestralidade e criatividade, através da produção de turbantes estampados.

Público-alvo: Mulheres negras de 15 a 30 anos

Inscrições gratuitas: educmamam@gmail.com

- Cine debate com a exibição de Baile Perfumado + bate-papo, às 16h (gratuita e aberto ao público)

 

O MAMAM fica na Rua da Aurora, 265, na Boa Vista. Abre de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábados e domingos, das 13 às 17h.

 

Paço do Frevo com acesso gratuito no sábado

 

Para celebrar o Dia Internacional de Museus, o Paço garante acesso gratuito a todos os públicos no sábado (18). Confira a programação do fim de semana:

 

Sábado (18)

- Observatório do Frevo

Tema: “Memória e salvaguarda do frevo em museus e núcleos culturais”, às 14h30

Participantes: Hugo Menezes (Professor do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE); Álvaro Melo (Presidente do Clube das Pás); Jairo Cabral (ex-diretor do Ceroula de Olinda). Programação gratuita e aberta ao público

 

Sábado e domingo (18 e 19)

- Cine-Paço: Exibição do Documentário “Frevo, Memória e Patrimônio”, às 14h30 e 16h30

- Tem Gogó?: Karaokê com letras dos frevos e espaço para letras improvisadas. Durante todo o dia

- Histórias de Calungas: Mediação teatralizada com fantoches na Linha do Tempo, direcionada para o público infantil. Às 14h e 16h

- Acorda Povo: Contação de Histórias dos Mestres e Mestras do Frevo, com distribuição da coleção Mestres e Mestras do Frevo para os participantes. Às 15h e 17h

 

Museu da Cidade tem oficina e exposição

 

Uma oficina gratuita para toda a família será oferecida a partir das 15h do sábado, 18 de maio, quando se comemora o Dia Internacional de Museus. Podem participar da "ForteBrincar" crianças acompanhadas dos seus responsáveis, sem a necessidade de inscrição antecipada. Basta chegar cerca de 30 minutos antes para receber o material. Durante a atividade, de forma lúdica e divertida, a garotada conhece a história, a importância e as curiosidades do Forte Frederick Hendrick, mais conhecido como Forte das Cinco Pontas, onde está instalado o Museu. Em seguida, os pequenos serão convidados a construir o seu próprio forte, usando papelão, papel colorido e tinta guache. A atividade será ministrada pelo historiador e arte-educador Sandro Vasconcelos, Henrique Costa e Jordhy Kiarelly.

No Museu, localizado no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, estará em cartaz também a exposição "Cinco Pontas", reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos que mostram a importância da fortificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Em quase 400 anos de existência, o local já foi base para navegadores, depósito, prisão e quartel militar. Informações: (81) 3355-9540. Saiba mais: www.museudacidadedorecife.org.

O Museu da Cidade funciona de 9h às 17h, de terça a domingo. O acesso é gratuito.

 

Museu Murillo La Greca apresenta ação aberta Brasil: Delírio coletivo

 

Investigando o corpo como um estado de conhecimento, imaginação, sensorialidade e pensamento crítico-reflexivo, está em cartaz no Murillo La Greca, a exposição “Risco! Atelier Aberto: A Eduardo Souza (in memorian)”.

 

A exposição reúne trabalhos de diversos artistas, concebidos a partir de diversas linguagens, tendo o corpo como ponto de partida, objeto de estudo e até como plataforma artística. Neste sábado (18), às 16h, o Risco! realiza a ação aberta Brasil: Delírio coletivo, jogos para modelo vivo, às 16h.

 

O Museu Murillo La Greca fica na rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366, Parnamirim.

 

Galeria Janete Costa apresenta última exibição de "Terra Estranha"

 

Neste sábado (18), a Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, encerra o ciclo de performances e experimentações estético-políticas "Terra Estranha". Clóvis Teodorico apresenta A Festa, performance em que ele organiza uma mesa com vários bolos em formato de letras e, depois de formar uma palavra comestível, fatia o alimento para uma degustação literária.

 

Em sua performance N° 2, Letícia Barbosa cantará repetidas vezes a canção “Samba da Utopia”, sem acompanhamento, projetando unicamente a voz para dois ou mais microfones dispostos em pedestais e conectados a duas caixas de som, com volumes e intensidades diferentes, questionando limites entre a tecnologia e a impotência humana. As performances são gratuitas, têm classificação indicativa livre e começam às 17h.

 

TURISMO E LAZER

 

Rios, pontes e belezas naturais

Neste sábado (18), o Olha! Recife no rio realizará o roteiro Recife e suas pontes, contemplando as belezas naturais e arquitetônicas, observando de uma ótica diferenciada as construções que permeiam a passagem do rio, bem como a beleza da vegetação ciliar natural. A embarcação sai às 9h do Catamaran Tours.

 

Passeio pela história do Cemitério de Santo Amaro

No domingo (19), o Olha! Recife a pé tem como destino o Cemitério de Santo Amaro. Com 140 mil m², o espaço recebe, em média, 18 mil visitantes por mês. Acolheu, inicialmente, pessoas vitimadas pelo surto da febre amarela e que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época em que foi construído. No Cemitério de Santo Amaro estão localizados túmulos que se destacam pela suntuosidade, erguidos e trabalhados artisticamente, quase todos em mármore, o que atrai a atenção de um grande número de visitantes. A saída para este roteiro é às 9h, da Praça do Arsenal.

 

Viagem à França dentro do Recife

As influências da cultura francesa na cidade serão desbravadas na próxima quarta-feira (22). Com saída às 14h, da Praça do Arsenal, o grupo será levado para uma caminhada pelo centro da cidade passando pelo Marco Zero, Avenida Marquês de Olinda, Praça da República, Teatro de Santa Isabel, Mercado de São José, entre outros. Este roteiro propõe uma viagem no tempo até o século XIX, passando pelas localidades que receberam essa forte influência que deixou traços neoclássicos na construção de importantes monumentos históricos, além de ter redesenhado boa parte do centro de nossa cidade.

 

As inscrições devem ser feitas pelo site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (17).

 

Olha! Recife no rio (sábado)

Tema: Recife e suas pontes

Dia: 18/05

Hora: 9h

Saída: Catamaran Tours

 

Olha! Recife a pé (domingo)

Tema: Cemitério de Santo Amaro

Dia: 19/05

Hora: 9h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha! Recife a pé (quarta-feira)

Tema: Recife Francês

Dia: 22/05

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

MEIO AMBIENTE

 

Econúclero Jaqueira

O Econúcleo Jaqueira oferecerá atividades direcionadas ao público de todas as idades. No sábado (18), os visitantes vão poder participar de uma trilha ambiental seguida de oficina sensorial com plantas medicinais, às 10h. A prática guiará o público pela flora do Parque  os incentivando a distinguir as espécies de plantas medicinais através de seus cheiros, cores e sabores; quais os benefícios e a melhor forma de preparo das ervas. Ao final da oficina, os participantes ainda vão degustar algumas das espécies específicas. Durante a tarde, ainda vai rolar uma oficina de artesanato que ensinará a como produzir objetos sustentáveis a partir de folhas desidratadas.

No domingo (19), o público vai poder conferir a contação de histórias “O morcego e a cabaça” que vai explicar como o morcego ajuda na disseminação e polinização das plantas, além criar uma montagem de um morcego em origami, de maneira divertida e lúdica.

 

 

Sábado (18)

 

9h – Contação de história e Oficina: "Borboletando coisa e tal"

10h – Trilha ambiental + oficina sensorial com plantas medicinais

11h - Contação de histórias com miniaturas “As aventuras de Pé de Pano”

14h – Trilha Ambiental + historias cantaroladas (espécies da Jaqueira)

15h – Vivências Ambientais musicais “Mesa sonora”

16h – Resíduos nos eixos: oficina de artesanato com folhas desidratadas

 

Domingo (19)

 

9h - O Meio que se conta: contação de histórias “O morcego e a cabaça”

10h - Oficina de criação “Arte no Meio”

11h - Oficina de mudas “Cantinho das Sementes”

14h – Sala de ECOinteratividade: jogos digitais

15h – Trilha Ambiental + oficina de vermicompostagem

16h – Pocket show com Maricota

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico

Já quem escolher visitar o Jardim Botânico do Recife, no sábado (18), poderá conferir, a oficina ECOcordel, que mostrará as técnicas da produção literária cordelista através da linguagem ambiental. Às 15h10, quem curte cinema e natureza vai poder assistir a exibição de curtas ambientais, cedidos pelo Ministério do Meio Ambiente, que vão tratar sobre temas da atualidade como águas, verde urbano e resíduos sólidos.

 

Domingo, as principais atividades do dia ficam por conta da caminhada ecológica “Sou forte, sou fraco, sou terra”, que levará o público pelas trilhas da Mata Atlântica do espaço, e a oficina de mudas “Sementes do amanhã”, que ensinará ao público a como utilizar materiais recicláveis para fazer o plantio de mudas de plantas em casa ou no apartamento.

 

Sábado (18)

 

9h - Trilha Cega

10h - ECOrdel: oficina de Cordel

11h - Contação de histórias “Vozes de um Rio” (pier)

13h30 - Sementes do amanhã: oficina de mudas

14h30 - Resíduos nos eixos: Tangram Ambiental com resíduos sólidos

15h10 - Cine ambiental: mostra de vídeo no econúcleo

 

Domingo (19)

 

9h - Caminhada Ecológica: sou forte, sou fraco, sou terra

10h - Oficina de Malabares

11h - Oficina de Xilogravura

13h30 - Faz de conto: contação de histórias em Cordel

14h10 - Oficina de de mudas “sementes do amanhã” (bombinhas de sementes)

15h10 - Cine ambiental: mostra de vídeo no econúcleo

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita

 

CAT Ambiental

O CAT Ambiental também preparou um domingo de atrações para o público que prefere o clima de praia. O equipamento, que funciona de terça a domingo, das 9h às 20h, vai oferecer uma oficina de malabares e o jogo da memória ambiental para agitar o dia da galera.

 

Domingo (19)

 

9h às 12h e 14h às 17h - Oficina de malabares e Jogo da alegria ambiental

 

Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)

Segundo Jardim - Boa Viagem

Terça a domingo, das 10h às 20h

Entrada gratuita