Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.05.19 - 14h38

Mutirão oferece serviços de saúde, cidadania, educação e limpeza urbana no Córrego da Areia

img_alt

Prefeito Geraldo Julio acompanhou na manhã deste sábado (18) as atividades do mutirão Recife em Ação, que integra diversas secretarias e órgãos municipais (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Emissão de cartão do SUS, teste de glicose, vacinação e cadastramento no programa Bolsa Família foram algumas das atividades disponibilizadas no mutirão Recife em Ação realizado neste sábado (18), no Córrego da Areia, em Nova Descoberta. O prefeito Geraldo Julio chegou cedo para acompanhar os serviços integrados, que envolveram mais de 45 atividades. Em seguida, o gestor percorreu o bairro para vistoriar obras entregues recentemente pela prefeitura. 

“Mais um mutirão chegando junto do povo, junto da população. Estamos aqui na Escola Poeta Joaquim Cardozo e muitas pessoas estão sendo atendidas com os serviços oferecidos e outras estão sendo atingidas pelas ações da Emlurb nas ruas, com limpeza e manutenção urbana. Tem gente aqui hoje tirando segunda via da identidade, da certidão de nascimento. Tem ação de saúde, vacinação. É um mutirão grande que percorre os bairros da cidade para levar os serviços à comunidade”, afirmou Geraldo. 

Na área de saúde, o público contou com serviços como emissão do cartão do SUS, testagem rápida para HIV e sífilis e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

O caminhão equipado com mamógrafo da PCR também estacionou no local e foram disponibilizadas 40 vagas para a realização do exame. O resultado fica pronto em até 20 dias na unidade mais próxima onde a ação foi realizada. Também foram entregues fichas para mulheres que precisavam fazer o exame preventivo ginecológico.

É o caso da estudante Joselma de Lima, que aproveitou para fazer a citologia e levar os filhos para tomarem a vacina da gripe. “Achei boa essa ação perto de casa, porque fica mais cômodo e ajuda para quem trabalha durante a semana. Eu não tenho tempo, então aproveitei o fim de semana para me cuidar e resolver essas pendências”, contou ela, que trabalha e estuda durante a semana. 

A vacinação contra a gripe também estava sendo aplicada em crianças de seis meses a menores de seis anos, mulheres grávidas, mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias, pessoas idosas, professores, profissionais de saúde e policiais, justamente o grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde. Na escola, também foi montado um escovódromo, onde profissionais de Saúde Bucal ensinaram sobre a forma correta de escovar os dentes e entregaram kits de higiene bucal (com escova e creme dental).

Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias, por sua vez, saíram às ruas, durante o fim de semana, para identificar e tratar focos de Aedes aegypti, causador de arboviroses (dengue, chikungunya e zika).

Na área de cidadania, os moradores tiveram acesso a serviços de agendamento pra emissão de RG, com garantia da gratuidade. Também forma montadas salas para receber as pessoas que buscavam 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, também gratuitamente. A ação foi promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos. No encontro, a população de baixa renda pode ainda se cadastrar, atualizar e receber orientações sobre o Cadastro Único para inclusão em programas sociais do Governo Federal, além do Bolsa Família. 

A Secretaria Executiva de Políticas Sobre Drogas também marcou presença com ação do Pilar da Prevenção, realizando campanha educativa em bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas. Foram distribuídos panfletos e adesivos informando e conscientizando sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Na escola, a equipe do Pilar do Cuidado realizou conversas, prestou orientações e fez triagens para encaminhamentos aos serviços municipais.

Quem aproveitou a oportunidade foi a doméstica Tânia Alves. Ela participou do mutirão e deu entrada em novas vias do registro civil, carteira de trabalho e RG. “Essa ação aqui no bairro facilitou muito, porque não tenho condições de pagar, então era a única oportunidade que tinha”, disse. 

Já a Secretaria de Educação do Recife preparou diversas atividades para as ações deste sábado. Através da Diretoria de Ensino de Gestão Pedagógica (DEGP), os pequenos tiveram atividades de contação de histórias e brincadeiras populares. Já a Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC) do Sitio Trindade por meio da Diretoria de Tecnologia na Educação, ofereceu oficina de criação de brinquedos, voltado para crianças e adolescentes e exibição do robô humanóide NAO.

A Secretaria da Mulher aproveitou o espaço para divulgar os serviços voltados para o acolhimento das recifenses e o combate à violência de gênero.

Na tentativa de facilidade o acesso dos moradores às oportunidades de trabalho, a  Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) ofereceu serviços de intermediação de mão de obra da Agência do Emprego do Recife. A população também teve acesso também às orientações da Sala do Empreendedor sobre temas como formalização de empresas e cursos de aperfeiçoamento. 

Com a participação do Procon Recife no Mutirão, os moradores aproveitaram para registrar queixas sobre relações de consumo (aquisição de produto ou serviço) e ter acesso a serviços gratuitos como negociação de débitos e orientação jurídica. Para conscientizar a população sobre seus direitos, a equipe vai distribuir material sobre orientação financeira.

Na passagem do mutirão, o Córrego da Areia recebeu uma série de serviços, promovidos pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb). Foram realizadas ações de drenagem, pavimentação, iluminação pública e limpeza urbana.

O prefeito fez uma caminhada pelo bairro e conferiu as obras na Rua Irecê, que teve a escadaria recuperada e ganhou corrimão, para garantir mais segurança e mobilidade para os moradores. 

Durante a ação, a Emlurb intensificou a manutenção no sistema de drenagem com limpeza e reposição de pré-moldados em diversas vias. Vinte homens atuaram para melhorar o escoamento de águas das ruas do bairro. A Emlurb realizou uma revisão na iluminação da localidade e reparou os pontos que estiverem com problemas e que já foram identificados em vistoria, a exemplo das ruas Irecê, Ambrosia e na Quadra do Boleiro. 

O mutirão também contou com o reforço na limpeza da área. Ao todo, 79 ajudantes garantiram a varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. Para isto foram utilizadas duas caçambas basculantes, 10 contentores na área da ação, triturador para restos de poda, um bob cat com duas caçambas basculantes e um compactador. A expectativa é de que sejam coletadas aproximadamente 38 toneladas de resíduos e o custo estimado dessa ação é de R$ 28 mil.

RECIFE EM AÇÃO - O mutirão reúne uma série de serviços de cidadania que são ofertados gratuitamente à população durante um dia inteiro. O projeto é voltado para ações sociais e atividades em áreas vulneráveis do Recife e, entre 2017 e 2018, a Prefeitura realizou mais de 50 em todas as microrregiões da cidade. Ao todo, são oferecidas mais de 45 atividades de sete secretarias e órgãos nos mutirões.