Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Assistência Social | 22.05.19 - 18h23

Prefeitura do Recife entrega 3 novos Espaços Mãe Coruja na Semana do Bebê

img_alt

Rede de Espaços do Programa Mãe Coruja Recife chega a 13 unidades e já atendeu mais de 10 mil mulheres e mais de sete mil crianças foram beneficiadas. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Consulte a qui a programação completa da 5ª Semana do Bebê do Recife

 

Carinho, atenção, afeto e cuidado. Estes são os pilares que norteiam os Espaços Mães Coruja, criados para acolher e fortalecer os vínculos entre mãe, bebê e família. No ensejo da 5ª Semana do Bebê do Recife, o prefeito Geraldo Julio e a primeira-dama Cristina Mello inauguraram, nesta quarta-feira (22), o 13º espaço de acolhimento do Mãe Coruja, que vai funcionar na Unidade de Saúde da Família Bernard Van Leer, em Brasília Teimosa. Esta semana, a Prefeitura entregou outros dois espaços - na Upinha Emocy Krause, na comunidade Vila Santa Luzia (Torre) e na Upinha ACS Maria Rita, no Córrego do Euclides (Alto José Bonifácio). De 2014, ano da criação do Mãe Coruja Recife, até hoje já foram atendidas mais de 10 mil mães e 7 mil bebês foram acompanhados.

O prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância do investimento na primeira infância para o desenvolvimento das crianças e na formação dos futuros cidadãos. "Em Brasília Teimosa, a gente chega para abrir esse espaço, atender e dar esse acolhimento especial a essas mães. E fazemos isso em um tempo muito especial, que é o momento da gestação, do nascimento e, sobretudo, a primeira infância. O estímulo ao desenvolvimento neste período é muito importante e a Semana do Bebê reúne mais de mil ações em toda a cidade e queremos chamar ainda mais atenção sobre esse tema. Estimular o desenvolvimento da criança é o que pode haver de mais importante para crescer um cidadão pronto para essa sociedade", afirmou o prefeito.

O secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, lembrou do forte papel de combate à mortalidade infantil alcançado com os Espaços Mãe Coruja. "Os dez espaços que já tínhamos têm feito um trabalho importante, inclusive a diminuir os índices de mortalidade infantil na nossa cidade. Além disso, vamos uma transformação positiva na vida das mulheres e famílias que participam do programa. E, essa semana, com muita alegria tivemos três novos espaços inaugurados. Isso permite que esse apoio chegue às famílias e, desde o início da gravidez, as mulheres frequentem a unidade de saúde, façam suas consultas pré-natal e exames de forma adequada. Isso garante um bom nascimento para o bebê e um bom cuidado após o nascimento", detalhou Jailson.

Os Espaços Mãe Coruja funcionam de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã e da tarde. Segundo a coordenadora municipal do Mãe Coruja Recife, Cláudia Soares, conta que para participar do programa é necessário estar gestante, morar no bairro de cobertura que o programa atende e fazer o pré-natal no SUS. "Os locais são escolhidos com base em critérios epidemiológicos e de vulnerabilidade social. Nesses três novos espaços, serão atendidas, em média, 800 gestantes", afirmou ela.

Cada um dos três novos Espaços Mãe Coruja conta com duas técnicas do programa, que podem ser duas enfermeiras ou uma enfermeira e uma assistente social. As mulheres serão cadastradas no sistema de informação do Programa Mãe Coruja Recife e terão acompanhamento mensal da gestação, culminando com o parto e nascimento da criança, que será assistida até antes de completarem 6 anos.

Grávida do primeiro filho, Raquel da Silva Soares, 18 anos, acredita que o Espaço Mãe Coruja é importante, porque ajuda na busca de informações sobre a maternidade. "Acho uma boa iniciativa, porque envolve mais as mães e também é uma oportunidade para conhecer outras mulheres que estão prestes a ter os bebês. Assim, vamos formando aquele círculo de amizade e apoio", contou ela.

Requalificada em 2013, a USF Bernard Van Leer ganhou agora uma repaginada na fachada. O projeto Colorindo o Recife pintou um painel nos muros no espaço, com temas voltados para a primeira infância.