Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 24.05.19 - 20h05

Prefeito: "Creche Escola Ariano Suassuna é conquista do povo

img_alt

Prefeito Geraldo Julio entregou, nesta sexta-feira (24), Creche Escola Ariano Suassuna, em Dois Irmãos. Unidade é 12ª entregue pela gestão e vai receber, inicialmente, 150 alunos (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Desejo acalentado há anos pelos moradores das comunidades Córrego da Fortuna, Dois Irmãos, Sítio São Brás e Sítio dos Pintos, a Creche Escola de Dois Irmãos, no bairro de mesmo nome,  virou realidade nesta sexta-feira (24) após a entrega pelo prefeito Geraldo Julio. Num amplo espaço de 1.035,65 metros quadrados, a unidade de ensino ganhou cor, forma e vida para atender 150 crianças da localidade. O espaço foi construído em um terreno cedido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ícone da literatura brasileira, o escritor Ariano Suassuna dá nome à creche escola. Investiu-se R$ 1,8 milhão na nova unidade de ensino que beneficiará crianças com idades de 0 a 5 anos do período pré-escolar

Para o prefeito Geraldo Julio, a Creche Escola Ariano Suassuna concretiza a vontade do povo. “Essa creche nasce com o símbolo de estar dentro da UFRPE, então é a junção do ensino superior com o início da vida, na primeira infância. A gente está inaugurando essa creche, que leva o nome do mestre Ariano Suassuna, na Semana do Bebê, e estamos muito felizes por abrimos mais vagas num momento tão importante no Brasil em que as mães, as famílias e os pais precisam tanto de uma creche para oferecer mais futuro às suas crianças e também para conseguirem ir em busca do trabalho e de uma renda”, defendeu o prefeito.

Esse é, justamente, o caso da pedagoga Vânia Brito, que conseguiu uma vaga na creche para deixar o filho de 3 anos. “Foi um sonho que se tornou realidade, porque esse espaço é importante para o desenvolvimento das crianças. São várias salas diferentes para estimular os alunos e, além disso, ter uma creche perto ajuda as mães da comunidade que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos, como é meu caso”, contou ela.

O secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida grifou que a nova escola já nasce com novo padrão de qualidade do Programa Escola do Futuro. “Nesse modelo, já implementamos 12 creches escolas, nos últimos cinco anos. E essas unidades estão preparadas para atender aos alunos do futuro. Além de equipamentos, elas têm brinquedos, jogos e profissionais especializados para atender às nossas crianças na primeira infância”, destacou.

A reitora da UFRPE, Maria José de Sena, comemorou a entrega após longo caminho trilhado até chegar à inauguração. “É um equipamento extremamente interessante e importante, porque aqui estamos acolhendo as crianças de zero a cinco anos e as estamos colocando em contato com o mundo universitário”, afirmou.

Neto do escritor Ariano Suassuna, o vice-presidente da Perpart, João Suassuna, se disse encantando com a magnitude do espaço. “Ariano era um defensor incansável da cultura e nada melhor do que homenageá-lo com esse ambiente da educação e do conhecimento. Torço para que saiam vários Arianos daqui dessa creche”, comemorou João.

A edificação conta no pavimento térreo com hall principal, área de lazer externa, refeitório, espaço do recreio coberto, duas salas de aula para creche destinadas aos alunos de 2 e 3 anos, secretaria, depósito de material, coordenação e direção. No 1º pavimento estão localizadas as salas de informática e técnica, sala de creche para crianças de 1 ano, sala de amamentação, fraldário, repouso, circulação principal, pré-escola I e II, biblioteca multiuso e solarium.

REDE MUNICIPAL - Atualmente, a rede municipal do Recife conta com 310 unidades, dessas - incluindo a Ariano - 80 são creches. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura do Recife entregou 12 creches e cinco novas sedes de escolas com investimentos da ordem de R$ 33,3 milhões. Ampliou em 17% o número de vagas de educação infantil (0 a 5 anos).

São 18.668 crianças entre zero e cinco anos na rede, deste total, 6.046 são crianças de zero a três anos, atendidas em horário integral. Em 2014, a rede acolhia 15.255 crianças nessa faixa etária. Inicialmente a Creche Escola Professor Ariano Suassuna atenderá crianças com idades entre 1 e 3 anos e, posteriormente, serão oferecidas vagas para o berçário e estudantes de 4 e 5 anos.