Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.05.19 - 15h28

Recife recebe Prêmio de Prefeitura Amiga da Biblioteca

img_alt

O prêmio foi concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco devido ao trabalho de incentivo à leitura e valorização das bibliotecas (Foto: Divulgação)

 

A Prefeitura do Recife recebeu ontem (27), da Assembleia Legislativa do Estado, o Prêmio “Prefeitura Amiga da Biblioteca”, indicado pelo deputado estadual Paulo Dutra. O deputado destacou o trabalho de incentivo à leitura, valorização das 237 bibliotecas, salas e cantinhos de leitura em escolas municipais e o acervo de 589 mil livros como motivos para que o Recife fosse indicado à honraria. O Prêmio inclui ainda as bibliotecas do Compaz.

Nos últimos quatro anos, a Prefeitura do Recife investiu cerca de R$ 63 milhões na aquisição de livros paradidáticos e envolve o trabalho de 233 professores em diferentes turnos. De acordo com o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida, o Programa Manuel Bandeira de Leitura que tem como missão fortalecer o princípio de uma política de leitura na rede, existe há 13 anos e tem sido fortalecido nos últimos 5 anos de governo. “O Manuel Bandeira forma mensalmente professores, realiza atividades culturais e organiza contação de histórias”, destacou.

O Prêmio foi entregue pela vice-presidente da Assembleia Legislativa, Simone Santana, e pelo deputado Paulo Dutra, ao secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, ao qual estão vinculados os Compaz. Na ocasião, Cavalcanti representou o prefeito Geraldo Julio. De acordo com ele, Recife está fazendo um trabalho cujo impacto vai ser reconhecido daqui a dez ou quinze anos, como a atuação transformadora do Compaz em parceria com outras Secretarias.

“Quero compartilhar esse Prêmio com a Secretaria de Educação do município, essa dobradinha com a Educação é perfeita. No lugar de subir com algemas para os morros, a gente subiu com livros para transformar a vida das pessoas”, enfatizou Murilo Cavalcanti. De acordo com ele, a intervenção militar no Rio de Janeiro custou R$ 1,2 bilhão e não deu resultado. “Temos de armar a população com livros” pontuou sob aplausos, Cavalcanti.

O deputado estadual e presidente da Comissão de Educação e Cultura, Romário Dias, disse que deseja que o número de bibliotecas cresça no país.  “Por um equívoco muito grande, o governo federal tentou tirar dinheiro da educação. Tudo melhora na vida da gente, na cidade e no país quando a educação é prioridade”, pontuou. Além do Recife, foram premiados os municípios de Ferreiros, Tacaimbó e Tacaratu.