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Planejamento e Gestão | 29.05.19 - 19h42

Passeio pedagógico para conhecer mais sobre o Recife

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A programação desta manhã (28), que aconteceu no Instituto Ricardo Brenannad e reuniu cerca de 80 alunos da Escola Municipal Pedro Augusto, faz parte do Programa de Educação Patrimonial. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

O Programa de Educação Patrimonial chegou esta semana na Escola Municipal Pedro Augusto, localizada no bairro da Boa Vista. A iniciativa é da Secretaria de Planejamento Urbano, por meio da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, (DPPC) e tem por objetivo despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento em relação ao lugar onde vivem e estudam a partir de dados históricos do patrimônio material e imaterial. Hoje, cerca de 80 alunos visitaram o Instituto Ricardo Brennand para conhecer de perto a história da presença holandesa em Pernambuco. Na manhã de ontem (28) outros 80 alunos participaram da visita.   

Os conceitos vistos em sala de aula estão presentes nas obras de Franz Post, que fazem parte do acervo do museu. Quadros, tapeçarias, esculturas e um universo de informações que ajudam a contar a história do Recife e aguçaram a curiosidade de João Paulo Souza. Aos 12 anos, João se mostrou interessado e curioso em relação a tudo que viu. “Essa é a quarta vez que eu venho aqui. Todas as vezes com a outra escola e uma vez com meu tio que me trouxe. É muito massa e eu fico empolgado toda vez. Eu gosto de fazer esse passeio. É melhor do que ir ao shopping”, fala o estudante. 

Saber mais sobre o bairro da Boa Vista é a tarefa das turmas do 6º ao 9º ano da Escola Pedro Augusto. Nas atividades propostas pela DPPC os alunos são estimulados a pesquisar sobre a Boa Vista e a conhecer de maneira interativa os lugares que são característicos do bairro. Todas as disciplinas estão inseridas no projeto de Educação Patrimonial. Professora de Matemática, Gabriela Costa lançou a proposta dos alunos pesquisarem sobre a economia que gira em torno do Mercado da Boa Vista. O trabalho a ser realizado pelos alunos inclui visita ao mercado, entrevistas com os comerciantes, relação de preços e principais produtos comercializados. “Esse conjunto de informações também faze parte do nosso patrimônio. Nesse caso o patrimônio imaterial que será trabalhado pelos alunos de forma diferente”, explica a professora.

Localizada em uma área intitulada de Setor de Preservação Rigorosa (SPR), a escola é um dos elementos que estão inseridos dentro desse perímetro de conservação. Além disso, a unidade escolar está dentro da Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Boa Vista, a ZEPH 8. “Com as aulas dessa semana eu descobri a minha escola não é um lugar comum. Aí eu fico imaginando quem já morou aqui um dia, onde ficavam a sala, os quartos, o que pode ter funcionado aqui antes de ser a escola”, comenta João Paulo ainda estimulado pelo poder que o conhecimento e a curiosidade são capazes de provocar.

Até a sexta-feira (31), a garotada da Escola Pedro Augusto será acompanhada pela equipe técnica da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) numa imersão sobre o bairro da boa Vista e da importância de se reconhecer como parte integrante do bairro. “O trabalho da nossa equipe é o de levar conhecimento aos alunos e de despertar neles a importância de serem também cuidadores desse patrimônio. O acesso à informação e esse cuidado que propomos a comunidade escolar significa exercício de cidadania”, explica Lorena Veloso, diretora da DPPC.