Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 31.05.19 - 15h45

PCR divulga unidades de saúde que funcionarão em horário alternativo em junho

Atendimento é para moradores cadastrados na área de abrangência de cada unidade

Pacientes do SUS cadastrados em 13 unidades de saúde da Prefeitura do Recife terão oportunidade de buscar atendimento, pelo menos uma vez ao longo deste mês, em horário alternativo. De acordo com o cronograma disponibilizado, de segunda a sexta-feira, as unidades funcionam até às 21h, e, aos sábados, o atendimento acontece entre 8h e 12h. O calendário completo está disponível AQUI.

O objetivo da Secretaria de Saúde do Recife é facilitar o acesso dos usuários do SUS aos serviços básicos, sobretudo para quem não tem tempo de frequentar os postos durante o horário comercial. O atendimento em horário alternativo foi criado no fim do ano passado, principalmente para trazer os homens para as unidades de saúde e a iniciativa tem sido bem aceita pelos usuários. Todo mês, a Secretaria de Saúde divulga o calendário com as unidades que funcionam com esse esquema.

Além do acolhimento, as unidades vão disponibilizar, no horário alternativo, consultas médicas e de enfermagem, confecção de Cartão do SUS, atualização do cartão vacinal, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV e sífilis, com distribuição de preservativos e atividades educativas. Como alguns procedimentos precisam ser agendados, os usuários devem procurar a unidade de saúde de referência para saber mais informações.

A Policlínica Salomão Kelner, localizada em Água Fria, já funciona com horário alternativo diariamente. As quatro Upinhas da PCR que têm atendimento 24 horas (Upinha Dra. Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro; Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Upinha Dr. Moacyr André Gomes, em Casa Amarela, e Upinha Prof. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo) já têm horário estendido para consultas marcadas até 19h de segunda a sexta-feira, e funcionam também até 21h nos dias programados para a ação do horário alternativo.