Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 31.05.19 - 19h09

Usuários dos Caps AD da PCR participam de atividades do Dia Mundial Sem Tabaco

img_alt

No encontro desta sexta (31), discutiram-se os efeitos do uso do cigarro e estratégias para mudanças de hábitos(Foto: Cortesia)

 

“Eu sinto muito cansaço, falta de ar e até tontura”. Esses são alguns dos sintomas que Isaías Otacílio da Silva, 54 anos, apresenta por fumar há mais de 20 anos. O usuário, que frequenta o grupo de tabagismo do Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA), no bairro da Tamarineira, foi um dos participantes da ação promovida pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife para marcar o Dia Mundial Sem Tabaco, nesta sexta-feira (31), na área de convivência do CPTRA. O objetivo do encontro foi promover a socialização entre os usuários, discutir os efeitos do uso do cigarro e estimular estratégias para mudanças de hábitos.

O evento reuniu profissionais, familiares e usuários dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD) da Prefeitura do Recife, que participaram de rodas de conversas e exposição audiovisual sobre tabagismo, redução de danos e qualidade de vida. O gerente do CPTRA, Luiz Carlos Almeida, explicou que a ação foi uma forma de estimular essas pessoas a refletirem sobre os malefícios causados pelo fumo. “Apresentamos aos dependentes as estratégias que podem ser usadas durante o tratamento, desde a diminuição do consumo até a abstinência total. Queremos que eles tenham consciência de todas as consequências que estão atreladas a esse hábito e, assim, consigam superá-lo para ter uma melhor qualidade de vida”, comentou.

Além dos sintomas apresentados por Isaías, o uso prolongado do cigarro pode levar a doenças mais graves, que vão além daquelas que afetam o sistema respiratório. “O tabagismo afeta diretamente o aparelho cardiovascular, aumentando os riscos de AVC e infarto agudo do miocárdio. Por conter centenas de substâncias cancerígenas, o cigarro ainda pode causar câncer em diversas partes do corpo, não apenas no pulmão, laringe e boca, que são mais conhecidos”, alertou a médica do CPTRA, Flávia Valença.

Quem tenta largar o vício diz que não é fácil. “Eu já tentei deixar de fumar várias vezes, mas ainda não consegui. A minha família sempre pede para eu parar. O cigarro tem trazido muita coisa ruim pra minha vida, mas esse tratamento aqui já está me ajudando. Eu fumava mais de 30 cigarros por dia e, hoje, já consegui diminuir para oito. Ainda tenho um caminho longo pela frente, mas espero conseguir alcançar meu sonho de parar de fumar”, disse o usuário do CPTRA, Isaías Otacílio. 

Em relação ao hábito de fumar, segundo dados do Ministério da Saúde, o Recife registram uma redução de 37,4% do tabagismo na capital pernambucana (passou de 14,7% de prevalência em 2006 para 9,2% em 2017). O Dia Mundial sem Tabaco foi instituído pela Organização Mundial de Saúde(OMS) há mais de 20 anos, com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. A OMS considera o tabagismo uma epidemia global, responsável por cerca de seis milhões de mortes a cada ano, das quais mais de 600 mil por exposição involuntária à fumaça do cigarro (tabagismo passivo). 

TRATAMENTO – O tratamento para o tabagismo que é feito nos Caps AD da PCR consiste em atividades em grupo, em que os usuários podem falar sobre as suas dificuldades e ouvir depoimentos de pessoas que conseguiram deixar de fumar. Além disso, é construído um Projeto Terapêutico Singular, que avalia cada um dos casos de pacientes que dão entrada nessas unidades de saúde e traça uma linha de atuação de acordo com as características e necessidades de cada um. Esses processos duram, em média, 16 semanas. “Nem todos os usuários precisam de medicação, por isso, é preciso avaliá-los de forma individual”, disse a médica Flávia Valença.

Quem quer deixar de fumar, pode procurar ajuda em um dos cinco Caps AD da rede municipal onde há os grupos de tabagismo. Os interessados podem procurar as unidades espontaneamente ou podem tirar dúvidas pelo telefone (81) 3355-2821 ou pelo e-mail: saudementalad@gmail.com. Confira abaixo os endereços: 

Caps AD Vicente Araújo - Rua Couto Magalhães, n° 480, Rosarinho

Caps AD Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação do Álcool e Outras Dogras (CPTRA) -  Avenida Conselheiro Rosa e Silva, n° 2.130, Tamarineira

Caps AD Espaço Travessia René Ribeiro - Rua Jacira, n° 210, Afogados

Caps AD Professor José Lucena - Rua Santos Cosme e Damião, n° 186, Ipsep

Caps AD Centro Eulâmpio Cordeiro de Recuperação Humana – Rua Rondônia, n° 100, Zumbi 

FISCALIZAÇÃO – Ainda para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, nestas quinta (30) e sexta-feira (31), agentes da Vigilância Sanitária estão intensificando ações de fiscalização em boates, bares e casas de festas para coibir o uso do cigarro em ambientes fechados, conforme determina a Lei Antifumo (Lei Federal n° 12.546/11). Além da extinção dos fumódromos em ambientes coletivos, a normativa determina o fim das propagandas de cigarro e afins, além da proibição do uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos em ambientes fechados de uso coletivo, bem como o comércio desse tipo de produto do lado de fora do ponto comercial e a venda para menores de 18 anos.