Secretaria de Saúde do Recife lança ação sobre postura adequada no ambiente de trabalho
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife lançou, nesta sexta-feira (31), uma ação para orientar os profissionais que trabalham com computador sobre a postura física correta no ambiente de trabalho. O lançamento está dentro das comemorações do 17º aniversário do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Recife, da Sesau, responsável por acompanhar as relações entre o trabalho e o processo saúde/doença. O Cerest Regional Recife atua, além da capital, em mais sete municípios: Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Camaragibe.
No evento desta sexta, na sede do Cerest, em Santo Amaro, um terapeuta ocupacional, um fisioterapeuta e um especialista em ergonomia do Cerest distribuíram cartazes e adesivos, além de darem orientações voltadas a profissionais que passam o dia no computador, sobre como manter a melhor postura no trabalho, para evitar algumas doenças. “Neste primeiro momento, estamos focando nos trabalhadores que utilizam computador. Vamos seguir um cronograma, a partir da próxima semana, para levar essas orientações para outros profissionais”, explicou Cybelle Santos, coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador.
Ainda de acordo com a gestora, faz parte da rotina dos técnicos do Cerest dar orientações sobre como evitar, por exemplo, Lesões por Esforço Repetitivo e DistúrbiosOsteomusculares Relacionados ao Trabalho (Ler/Dort), que ocorrem em decorrência da utilização excessiva do sistema muscular e esquelético do trabalhador, somada à falta de tempo para recuperação. “Fazemos demonstrações de movimentos laborais que devem ser incluídos no nosso dia a dia e explicamos como devemos fazê-los, de quanto em quanto tempo”, afirmou Cybelle, que também apresentou aos participantes o novo blog do órgão (visatrecife.com.br).
A paciente Vera Maria chegou ao Cerest com dores nos ombros, classificada como LER, após indicação de uma amiga. “A médica que me acompanha é uma profissional excelente e um doce em pessoa; não tenho o que reclamar. Isso ajuda o paciente a ter mais vigor no dia a dia do tratamento”, comentou Vera.