Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 03.06.19 - 15h28

Mulheres reúnem-se para debater políticas públicas de gênero nas pré-conferências municipais

img_alt

Mais de cem recifenses das RPAs 1 e 2 encontram-se no último sábado (1) para pensar propostas voltadas ao empoderamento feminino. (Foto: Cortesia)

 

"Eu vim dizer que as mulheres precisam de mais médicos nos postos de saúde, principalmente de dentistas. De mais remédios nas farmácias. Estamos atendas com as demandas da saúde", comentou Ana Lúcia, moradora do bairro de Santo Amaro, na pré-conferência municipal da mulher, na RPA 1. As primeiras rodadas de conversa começaram no último sábado (1) e seguem até o dia 6 de julho, em todas as regiões político-administrativas da cidade. No dia 1, as plenárias ocorreram no bairro da Soledade e em Campo Grande, totalizando mais de 100 recifenses. As pré-conferências são promovidas pela Secretaria da Mulher do Recife e pelo Conselho municipal da Mulher. A programação completa com as datas dos próximos encontros está disponível no site da Prefeitura.

A secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, abriu os trabalhos das plenárias. "Eu gostaria de dizer que é uma honra para a Prefeitura do Recife  e para o Conselho Municipal da Mulher estarmos juntas aqui. É muito importante entendermos o momento político em que estamos: o governo federal, através de um decreto, destituiu conselhos e conferências. Queremos dizer o quanto é importante esse momento para vocês trazerem propostas para o poder público executar", comentou. Após a apresentação, as participantes receberam orientações de como seriam desenvolvidos os grupos de trabalho e as eleições de delegadas.

Os grupos de trabalho foram separados por temas, entre eles: I - Saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos; II - Prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher; III - Educação inclusiva, não sexista, não racista, não lesbofóbica, não transfóbica e laica; IV - Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; V - Direito das mulheres à cidade segura e inclusiva; VI - Participação política das mulheres nos espaços de poder e controle social. Todas as propostas serão levadas para a VII Conferência Municipal da Mulher que será entre os dias 25 e 27 de julho, no Centro de Convenções.

Na RPA 1 foram  eleitas 4 delegadas e, na RPA2, 21 mulheres se candidataram. 15 foram eleitas e seis foram suplentes. Eliane Tavares, a galega de Santo Amaro, foi uma das escolhidas da RPA1 com 19 votos. "Eu tenho um compromisso que as mulheres e Santo Amaro possam ter mais acesso à creche e aos serviços de saúde. Nós nossos carentes demais", disse.

CONFERÊNCIAS LIVRES - As atividades são de livre iniciativa da população e têm por objetivo ampliar o formato do debate e inovar no modelo de conferência e de participação social.

As Conferências Livres deverão ser organizadas em torno do tema central e dos eixos temáticos da VII Conferência Municipal da Mulher do Recife, por uma ou mais entidades, coletivos, organizações sociais que atuem sobre o temário da mulher. A atividade deverá ser formalizada junto à Comissão Conferência, através do e-mail conselhomunicipaldamulher@recife.pe.gov.br. Os eventos deverão ocorrer no período de 20 de maio a 30 de junho. Não serão eleitas delegadas nesta etapa.

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA MULHER -  A VII Conferência Municipal da Mulher ocorrerá entre os dias 25 e 27 de julho, no Centro de Convenções. Tem por objetivo, entre outros propósitos, indicar as prioridades de atuação do Poder Público Municipal na consecução da Política Mulher, fortalecer a relação entre governo e a sociedade civil e garantir a ampla participação das mulheres no processo. Na atividade, serão eleitas as delegadas para a V Conferência Estadual de Política para as Mulheres.