NOTÍCIAS

| 06.06.19 - 11h31

Secretaria de Educação lança concurso de interprogramas em parceria com a Rádio Frei Caneca FM

O concurso, que homenageia Teresinha de Jesus Carlos de Araújo, visa promover a produção de conteúdos educativos. (Foto: Ihonara Melo/Detec)

img_alt

 

Uma parceria entre as Secretarias de Educação, Cultura e a Fundação de Cultura do Recife, por meio da Rádio Pública Frei Caneca FM (105,5Mhz), lançou na última terça-feira (04), o concurso “Teca Carlos de Rádio”. Apresentado no Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania (CETEC), o evento contou com a presença de estudantes do 5º e 8º anos das escolas municipais Severina Lira e Sociólogo Gilberto Freyre, respectivamente.

O concurso, que homenageia Teresinha de Jesus Carlos de Araújo, professora universitária e defensora da cultura popular, visa promover a produção de conteúdos educativos que contemplem temáticas como Literatura, Música, Geografia, História, Ecologia, Saúde, Meio Ambiente, Matemática, Filosofia e Introdução às Artes, entre outras áreas do saber. Com premiação para as produções em Web Rádio, as elaborações vencedoras terão seus interprogramas veiculados na programação da Rádio Frei Caneca FM.

Todas as escolas do ensino fundamental da rede pública de ensino do Recife podem participar do concurso. As inscrições devem ser feitas até o dia 1º de julho, através de e-mail radioescola@educ.rec.br, com as seguintes informações: roteiro, gravação do programa em formato mp3, link para audição do interprograma, com o assunto “Programa do Concurso Teca Carlos” e “Nome da Escola”. O resultado do concurso será divulgado no dia 22 de julho nos sites www.radioescolarecife.educ.rec.br e www.freicanecafm.org. Segue edital do concurso no link http://www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br/todos-documentos

De acordo com o gerente da Frei Caneca FM, Camerino Neto, a rádio pública do Recife está sendo construída com conteúdos produzidos pela equipe da emissora, mas também por pessoas que não trabalham no meio. “Nós estamos muito felizes em estarmos aqui lançando esse concurso e esperamos que saiam materiais bacanas que possam ser veiculados na Frei Caneca e acrescentem na construção da nossa rádio”, ressaltou.

Brenda Carlos, filha de Teca Carlos, homenageada do concurso, destacou que a preocupação de sua mãe com relação à educação era que os estudantes aprendessem além do conteúdo ministrado em sala de aula. “É muito especial que esse concurso seja direcionado para crianças, que possibilita que elas se desenvolvam e percebam outra área que vai além dos muros da escola”, comentou Brenda.

O Diretor Executivo de Tecnologia na Educação, Francisco Luiz dos Santos, destacou a importância da parceria e da oportunidade que os estudantes terão de lidar com profissionais de rádio. “Estamos abrindo várias janelas para essas crianças, janelas grandes e fortes que darão espaço para que eles possam ganhar o mundo”, salientou.

A estudante Graziele Pereira apresentou um pouco do seu trabalho como locutora feito na web rádio “Explosão de notícias” da Escola Severina Lira e mostrou-se contente em participar do lançamento do concurso. “É muito bom poder estar aqui na abertura e apresentar para outras pessoas o que a gente faz lá na escola”, pontuou.

Teca Carlos – Teresinha de Jesus Carlos de Araújo nasceu em Recife, em 22 de Setembro de 1952. Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Optou pela área de letras e seguiu a carreira ensinando na UNICAP durante mais de 20 anos. Teca Carlos sempre foi muito respeitada pelos seus pares e companheiros (as) de lutas políticas. Como professora universitária, contribuiu com a defesa de uma educação de qualidade. Defensora incansável da cultura, em especial a popular, Teca foi partícipe na formulação de muitos avanços institucionais em vários cantos do estado. Foi gestora na Fundarpe e Secult, atuando junto ao Funcultura; na articulação entre diversos setores e linguagens artísticas com o poder público; coordenando ações voltadas à valorização da cultura popular e contribuindo com a formação do Sistema Municipal de Cultura em Olinda e na construção do Plano Estadual de Cultura. Também foi membro do Conselho de Cultura do Recife. Faleceu em 28 de agosto de 2018.

Rádio Escola – Lançado em 2016, o Projeto Rádio Escola Recife visa ampliar o conhecimento cultural sobre a linguagem musical, fazendo com que os estudantes tenham a chance não só de pesquisar, mas também de divulgar a história da música. O projeto Rádio Escola Recife proporciona aos alunos a participação ativa no cotidiano da escola, com a elaboração de programações que devem estar ao alcance de toda a comunidade escolar. Além do kit de som específico para rádio, que inclui mesa de som, amplificador, caixas de som e microfone, os estudantes usam a tecnologia dos tablets concedidos pela Prefeitura do Recife como um instrumento a mais para trabalhar em prol de uma programação diversificada.