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Educação | 06.06.19 - 18h22

PCR: alunos apresentam Plano de Promoção Pessoal (PPP)

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A proposta do Projeto Descolado é prevenir o uso de drogas ao refletir sobre o futuro. (Foto: Cortesia)

  

Alunos da Escola Municipal Professor Nilo Pereira, localizada em Casa Amarela, apresentaram, esta semana, o seu Plano de Promoção Pessoal para o futuro. A estratégia é um estímulo do Projeto Descolado que vem sendo implantado em escolas municipais com alunos dos 6º ano do Ensino Fundamental, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas Sobre Drogas (SDSHPSDDH) do Recife, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com a proposta de prevenção às drogas. A iniciativa também foi executada na Escola Municipal Otávio de Meira Lins, somando mais de 250 alunos participantes até o momento. Outras unidades escolares também receberão o Descolado.

“Nosso objetivo é que o jovem pense no quer para sua vida e, o mais importante, que os seus sonhos não sejam interrompidos pelo uso de drogas. Muitas vezes eles não param para refletir sobre o querem para sua vida e o Projeto Descolado alerta e incentiva o estudante a pensar no futuro”, salientou a secretária Ana Rita Suasssuna. “O aluno é estimulado a fazer uma reflexão crítica e fazer na prática um Plano de Promoção Pessoal (PPP) para ele mesmo. O projeto busca trabalhar o protagonismo juvenil, mostrando que o sonho está com o próprio jovem”, acrescentou a secretária Executiva de Política Sobre Drogas, Ana Paula Marques.

A proposta favorece o desenvolvimento de habilidades sociais, interpessoais e cognitivas, através da realização de encontros com aulas expositivas e experimentais com estímulo à reflexão, discussão em rodas de conversa e dinâmicas de grupo. “O PPP é uma prática de planejamento em que os estudantes param e fazem uma reflexão de médio ou longo prazo dentro do que eles querem para suas vidas. Ajudamos nessa construção, mostrando como podem atingir seus objetivos e as dificuldades que podem surgir”, reforçou o gerente de Prevenção da Sepod, Semaías Rosa.

A estudante Kezya Rafaely dos Santos, 12 anos, falou que aprendeu a planejar o futuro. “Pensei nos meus sonhos, o que posso fazer para conseguir e o que pode me impedir de realizar esses sonhos”, disse a estudante, que quer ser bailarina. A culminância é um dos momentos mais importantes do Projeto Descolado. Nela os estudantes têm a oportunidade de exibir o que foi vivenciado e o que aprendeu durante a realização das atividades, expressando para a comunidade escolar as suas expectativas e de como se sentem frente aos vários desafios no contexto escolar, social e pessoal.

Metodologia – A execução do Projeto Descolado teve início com a realização de um encontro com os Professores da Escola Professor Nilo Pereira, em Casa Amarela, para apresentar o projeto, bem como sensibilizá-los e tornar conhecido os temas a serem abordados durante os encontros. Foi tomado o cuidado de se fazer a interface com a realidade prática da atuação de cada docente em sala de aula.

A equipe do Descolado também alinhou, junto à gestão escolar, um momento para a participação na reunião com os alunos do 6º ano, que foram sensibilizados e convidados a participarem ativamente do Projeto. Pais dos alunos também foram mobilizados. Para eles foi feita uma abordagem do tema prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, ressaltando-se a importância da supervisão dos pais e responsáveis como um dos principais fatores de proteção dos jovens.