Pivô da seleção brasileira de handebol visita escola municipal no Recife
Os alunos da Escola Municipal Professor José da Costa Porto, situada no Coque, receberam, na tarde desta quinta (6), uma visita muito especial. O pivô da seleção brasileira de handebol, Rogério Moraes, que acaba de conquistar o bicampeonato da Liga dos Campeões da Europa pela equipe do Vardar, da Macedônia, foi à unidade de ensino falar sobre sua experiência para os 80 estudantes que praticam a modalidade nas escolinhas do programa Esporte é Fundamental, iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer.
A escola Costa Porto foi escolhida para receber a visita do atleta por ser a atual bicampeã dos Jogos Escolares Inclusivos do Recife, tendo conquistado o maior número de medalhas da rede municipal de ensino tanto em 2017 quanto em 2018. “Comecei a treinar na minha escola, nas aulas de Educação Física, quando tinha 12 anos, e hoje sou campeão europeu. Nem poderia sonhar que isso seria possível. O segredo é acreditar sempre e se dedicar muito aos treinos e campeonatos”, afirma o campeão, que morou no Recife entre 2011 e 2014, período em que treinou no Clube Português.
A professora Madalena Ribeiro é a responsável pelos treinos de handebol na escola. “Conhecer a história de um atleta como Rogério mostra para os alunos que sonhar é possível. O exemplo dele aumenta o interesse e a motivação dos jovens para um dia conseguirem o mesmo sucesso, ou talvez irem além”, afirma.
O aluno Luan Larry Augusto da Silva, 14 anos, do 9º Ano, participa dos treinamentos na escola há 2 anos e já foi bicampeão de handebol e campeão de badminton nos Jogos Escolares do Recife. “Treino também no Clube Português e vou disputar o brasileiro de clubes este mês. Fiquei muito emocionado por conhecer Rogério. Quero ser um grande jogador e ajudar minha família”, disse.
INICIATIVA - O programa Esporte É Fundamental funciona nas escolas municipais e em equipamentos esportivos da cidade, como o Compaz, com 10 escolinhas de módulos específicos (badminton, natação, atletismo, voleibol, futsal, luta olímpica, basquete e handebol). A iniciativa atende atualmente cerca de 1000 alunos em toda a cidade.