NOTÍCIAS

Limpeza Urbana | 07.06.19 - 18h06

Semana do Meio Ambiente é celebrada na Emlurb

Oficina de reaproveitamento de alimentos, bazar, exposição de produtos feitos a partir de materiais reciclados estiveram no cronograma de atividades da autarquia.

A Semana do Meio Ambiente foi celebrada pela Emlurb e seus colaboradores desde segunda (3) até esta sexta-feira (7). A Gerência Socioambiental promoveu, tanto na sede da autarquia quanto na Diretoria de Limpeza Urbana (DLU), atividades tais como oficina de reaproveitamento de alimentos, bazar, exposição de produtos feitos a partir de materiais reciclados e esquete teatral. Também teve ação do Projeto Meu Bairro Eu Também Limpo em Joana Bezerra com envolvimento da comunidade.

“A meta principal foi estimular a prática dos 3 Rs - Reduzir, Reutilizar e Reciclar – entre os trabalhadores da Emlurb”, esclareceu a Gerente Socioambiental da autarquia Jane Correia. No primeiro dia de atividades, com o objetivo de sensibilizar os colaboradores da autarquia sobre a importância da separação seletiva dos resíduos, houve exibições de documentários sobre o meio ambiente e distribuição de material informativo a respeito do mesmo tema. Além disso, foram disponibilizadas novas caixas para recolhimento de materiais recicláveis.

Na terça-feira, a DLU se transformou num grande bazar de roupas e utensílios usados exaltando a importância do reaproveitamento para um mundo sustentável. Os próprios colaboradores da casa levaram os materiais para venda e troca. Ainda lembrando da necessidade de reaproveitar, a diretoria também recebeu uma oficina sobre culinária sustentável. Os participantes aprenderam como utilizar cascas de frutas, que são ricas em vitaminas e nutrientes, em receitas de bolos, sopas e chás.

Oficina de reciclagem de papel, exposição de produtos confeccionados com materiais recicláveis e esquete teatral também estiveram na agenda do dia da DLU. E quem participou das atividades também ganhou compostos orgânicos e mudas de ervas. Já a sede da Emlurb recebeu a oficina sobre culinária sustentável na quarta (5) e as demais atividades na quinta-feira (6).  

Fechando a Semana do Meio Ambiente, nesta sexta (7), o projeto socioambiental da Emlurb Meu Bairro Eu Também Limpo realizou o plantio de mudas na Praça Astério Rufino Alves, em Joana Bezerra, com a colaboração dos alunos da Escola Costa Porto e da comunidade vizinha. O objetivo da ação é diminuir o descarte de lixo no local com o envolvimento dos moradores. Os muros da escola também receberam um belo trabalho de grafitagem.