Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 08.06.19 - 18h04

Prefeito Geraldo Julio comemora três anos do Mais Vida Nos Morros com anúncio da ampliação do programa

img_alt

Gestor entregou nesta sexta-feira (7) intervenção urbana na Rua Pedra Bonita, no Vasco da Gama, uma das novas áreas contempladas com a ampliação do programa e que agora também vai beneficiar pequenos espaços. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Na tarde desta sexta-feira (07), o programa Mais Vida nos Morros, da Prefeitura do Recife, comemorou os três anos de história e chegou à Rua Pedra Bonita, no bairro de Vasco da Gama, colorindo a via da região. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado do secretário executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, esteve no local para também anunciar que o projeto está sendo ampliado e passará a contemplar mais comunidades pela cidade. 

“A participação de todo mundo é que é a grande essência e faz toda a diferença no programa Mais Vida nos Morros. Todo mundo se junta, se engaja, muitas vezes o movimento parte do próprio bairro para chegar na Prefeitura. E isso é o mais importante, porque fazemos essa transformação. E ela se mantém porque cada um faz o seu papel, sua parte. Tudo isso aumenta o sentimento de pertencimento com o seu bairro. Agora vamos aumentar a abrangência na cidade fazendo em pequenos espaços, como uma rua, uma escadaria, uma praça, um beco”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

Desde o seu surgimento, em 2016, o programa transformou muitas comunidades e promoveu grandes mudanças ambientais nos morros e nas comunidades onde passa. Desta vez, a Rua Pedra Bonita, no Bairro de Vasco da Gama, foi contemplada e beneficiou não só os moradores da via, como também quem passa pela área e, mais ainda, as crianças da Escola Municipal Boa Esperança, que fica na via, e agora conta com um ambiente mais colorido. 

“É muito bom ver o resultado disso. Tudo mais colorido, mais alegre, as crianças vibram ao passar por aqui. A rua está com um outro astral. Muito bom fazer parte, junto com os outros moradores, de uma transformação assim. Inclusive estão todos mais engajados na limpeza também”, comentou a vendedora Cassiana Maria de Barros, de 34 anos, moradora do local desde que nasceu. 

secretário executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, comentou sobre a expansão da iniciativa. “O programa vem se espalhando pelo Recife e já beneficiamos cerca de 11 bairros, onde a comunidade se une para transformar sua realidade. Estamos também direcionando os esforços para crianças, e todo esse colorido também beneficia muito o aprendizado, o desenvolvimento delas, como acontece aqui, com as crianças da Escola Municipal Boa Esperança. Agora vamos levar cor para ruas, becos, pequenas áreas, onde estão poucas famílias, mas onde o retorno da intervenção faz toda a diferença”, explicou o secretário que lembrou ainda que uma média de 30 localidades deverão receber o projeto em breve.

Outro morador que comemorou a “nova” rua foi o produtor e artista plástico Cláudio Dias. “Sou morador daqui há 56 anos e nunca vi a rua tão linda. Todos se uniram. Foi muito bonito ver o sentimento de comunidade que este projeto despertou em todos nós. Adorei participar e estamos todos muito felizes por ver o que a força da união pode fazer”, afirmou o morador que pintou algumas paisagens nos muros das casas.

PROGRAMA – O Mais Vida nos Morros, programa da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, já beneficiou diretamente mais de 13 mil recifenses. São moradores das comunidade Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira, Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama.