Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 14.06.19 - 12h02

PCR realiza 2º mutirão de consultas ortopédicas neste sábado

img_alt

Nos dois sábados, a Secretaria de Saúde do Recife ofertou 1.600 vagas em consultas com ortopedistas (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Neste sábado (15), a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com o Hospital Santo Amaro, da Santa Casa de Misericórdia, atenderá mais pacientes no mutirão de consultas e procedimentos em Ortopedia. A iniciativa faz parte do Programa “Chegando Junto”, que engloba um conjunto de ações da Prefeitura do Recife em prol da população que vive nas áreas mais vulneráveis da cidade. Esta foi a primeira atividade do programa.

A ação, que será das 8h às 16h, é voltada aos usuários de saúde que estão na fila aguardando atendimento - portanto não há atendimento por demanda espontânea. No total, cerca de 50 profissionais participam dos mutirões.

No último fim de semana, 427 pessoas foram atendidas. Mais de 900 usuários do SUS, que estavam na fila à espera por uma consulta com o especialista, receberam a ligação da Secretaria, mas apenas 44% deles compareceram. Nos dois sábados, a Secretaria de Saúde do Recife ofertou 1.600 vagas em consultas com ortopedistas.

Desde janeiro, quando começou a sentir dores na coluna, a freira Irmã Francisca, de 68 anos, esperava pelo atendimento. Ela foi à Unidade de Saúde da Família Ponto de Parada, no bairro de mesmo nome, onde mora, e pegou encaminhamento. “Foi bom porque aqui mesmo resolvi tudo. Para quem está sentindo dor, um dia a mais é uma eternidade”, disse. Assim como a religiosa, os atendidos no mutirão fazem o exame no próprio hospital, caso seja necessário.

Foi também o caso da aposentada Maria do Carmo Ferreira, 72 anos, que sentia dor nos ossos. Como os analgésicos não estavam mais resolvendo o problema, ela decidiu buscar ajuda num posto de saúde em Casa Amarela. “O médico aqui passou raio-x e receitou alguns remédios, que pego lá onde sou atendida, perto de casa. Não quero mais sentir dor nos ossos nem nas costas”, comentou.

Segundo a gerente-geral de Regulação em Saúde, Mônica Vasconcelos, o acesso dos recifenses ao mutirão é realizado através de agendamento. Os profissionais da Secretaria de Saúde do Recife ligaram para os usuários que estavam com solicitação pendente no sistema de regulação para verificar a disponibilidade dos pacientes para uma das duas datas inicialmente disponíveis. 

“É muito importante que os usuários mantenham os dados cadastrais atualizados no sistema porque facilita o contato. Além de ligar para cada um, também enviamos uma mensagem de texto (SMS) no celular informando os dados da consulta. Mais da metade das pessoas perdem oportunidade de marcar o atendimento porque a Secretaria de Saúde não consegue entrar em contato com elas”, explicou Mônica, que também pede que os usuários que não puderem comparecer, avisem à Sesau, para abrir vaga para outros pacientes.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, os mutirões de atendimento no fim de semana são uma das estratégias adotadas pela Prefeitura para redução do tempo de espera dos pacientes por consultas. “Também temos capacitado os profissionais da atenção básica para que eles sejam mais resolutivos e, desta forma, encaminhem para os especialistas apenas os casos que realmente precisam de um atendimento mais específico”, explicou o gestor. 

Segundo o gestor, também contribui para a redução dos encaminhamentos o investimento em estratégias inovadoras como o Telessaúde - serviço de Teleconsultoria da Secretaria de Saúde do Recife em que os médicos especialistas orientam os profissionais da Atenção Básica por telefone, desde 2015. 

Para o superintendente-geral da Santa Casa de Misericórdia do Recife, Raul Mariz, a parceria com a PCR ajuda a agilizar o atendimento à população que se encontra na lista de espera. “Fazemos o acolhimento e o atendimento de forma humanizada, com foco em resolutividade ", afirmou Raul Mariz.

ASSUNTOS: