Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 17.06.19 - 18h34

Chuvas dos últimos dias no Recife chegam ao previsto para 29 dias em junho

Em menos de 72 horas, precipitações dos últimos dias somam 373 mm, contra a média de 389,6 mm. Defesa Civil do Recife mantém alerta para a população nas áreas de risco.

Desde o último sábado (15), o Recife registrou um volume de 143 mm de chuvas. Somados aos 230 mm que caíram na última quinta-feira (13), a cidade apresenta um acumulado de 373 mm em menos de 72 horas de chuvas (quinta, domingo e hoje), o que equivale ao previsto para mais de 29 dias no mês de junho, commédia histórica de 389,6 mm.

A Defesa Civil do Recife mantém o alerta para que a população em áreas de risco procurem locais seguros por conta das chuvas continuadas que caem no Recife, desde o último sábado, mantendo o solo encharcado. 

O trabalho das equipes de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife, nas áreas de morro e também nas principais vias da cidade ajudaram a mitigar os efeitos da chuva. Não foi registrada nenhuma grande ocorrência nas áreas de risco e, no momento, não há vias bloqueadas pelo acúmulo de águas na cidade. rede municipal de ensino terá funcionamento normal nesta terça-feira (18).

DEFESA CIVIL – A Prefeitura do Recife emitiu, neste final de semana, dois avisos para 31 mil moradores de áreas de risco cadastrados. Neste ano, a Defesa Civil já realizou 28 mil vistorias onde mapeou as áreas de risco da cidade. Atualmente, o órgão monitora 9.000 destes pontos. Nas últimas 48 horas, foram registrados 402 chamados para vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas. Nenhuma ocorrência de grande porte foi registrada nas áreas de morro. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente e pode ser acionada através do 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.

OPERAÇÃO INVERNO 2019 - Desde dezembro de 2018, a Prefeitura do Recife monitora e atua nas ruas e morros da cidade para minimizar os efeitos das chuvas, com um efetivo de mais de 6.100 profissionais. Para a Operação Inverno 2019, a cidade destinou R$ 81 milhões em recursos para diversas ações como contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, colocação de lonas plásticas, implantação de geomanta, limpeza de canais e eliminação de pontos de alagamento, entre outras.

REDUÇÃO DE DESLIZAMENTOS - A Prefeitura informa ainda que registrou uma redução de 65,92% no número de deslizamentos entre 2013 e 2019 (até 14/06/2019), em comparação com os 7 anos anteriores, resultado do reforço ano a ano da Operação Inverno. Recife possui mais de 60% de seu território como sendo área de morro.

TRÂNSITO – Equipes formadas por 200 agentes e 140 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de 149 câmeras de videomonitoramento.

Das 6h às 17h30 desta segunda-feira (17) foram registrados 16 acidentes de trânsito, sendo dois deles com vítima e nenhum com vítima fatal. No período, a CTTU registrou ocorrências em 66 semáforos, dos quais 51 já foram atendidos. As equipes técnicas já estão em deslocamento para normalizar os demais. A rede semafórica do município possui 671 equipamentos.

ÁRVORES – A Emlurb registrou ocorrências envolvendo a queda parcial ou total de 32 árvores. Desse total, 25 já foram solucionadas. Não houve registro de vítimas. As equipes já foram deslocadas para os demais locais. O órgão conta com equipes de prontidão para os chamados envolvendo árvores no Recife. As solicitações podem ser feitas pela Central 156.

DRENAGEM - Desde o início das chuvas, as equipes da Emlurb reforçaram as ações drenagem nas áreas mais baixas da capital com o objetivo de intensificar o escoamento das águas.  Foram mobilizadas mais de 240 pessoas para os trabalhos de drenagem, além de três caminhões equipados com jatos para a sucção da água. As equipes trabalham para desobstrução e limpeza de galerias e canaletas da rede de drenagem de diversas localidades. Equipes também atuam na limpeza dos canais que cortam a cidade.