Ciclo junino da Prefeitura do Recife celebra o sagrado e os sabores de matriz africana
Amanhã (20), Xangô será rei na programação do Sítio Trindade. Além de receber o 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, o maior arraial da capital será cenário para uma saborosa celebração às religiões e à gastronomia de matriz africana.
A partir das 18h30, a fartura dos terreiros de candomblé toma conta do Sítio na 13ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira, que celebra este ano a importância percussiva dos tambores sagrados e suas influências na musicalidade mundial. Serão festejados o Ìlù Bàtá, instrumento que deu origem ao Mèlé (Agbó), Mèlé Akó (Ankó) e Ìyá Ilú (Ìyàn).
A programação contará cânticos, danças e celebrações do povo de terreiro e com a distribuição e degustação de mais de 7 mil pratos e preparos, feitos de milho, massa de mandioca, quiabo, farinha e camarão, que são usados nos terreiros para celebrar os orixás.
Entre os pratos oferecidos gratuitamente ao público, serão servidos o gbègìrì e o amalá, comidas prediletas do Rei Xangô, orixá da justiça e do fogo, considerado o rei dos reis.
A mostra, que integra o Ciclo Junino 2018 da Prefeitura do Recife, é uma iniciativa do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, com produção e execução do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, sob responsabilidade de Mãe Elza de Iemanjá.
Confira a programação:
18h30 - Apresentação Cultural
19h - Abertura do ÀJÒDÚN (cânticos ao ÒRÌSÀ ÈSÙ)
19h30 - Início da degustação e continuação do ÀJÀDÚN (cânticos aos Òrìsà, Vodun, Nkise)
21h - Cânticos para SÀNGÓ, HEVIOSO e NZAZI (Roda para o REI - Fogueira)
21h30 - Homenagens aos Onílù e Alagbé (Tocadores do Sagrado), entrega do prêmio Ìyábàsé 2019 (Cozinheira do Àse)
23h - Encerramento do Sirè (cânticos e rezas)
Serviço
13ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira
Quando: 20 de junho
Onde: Sítio Trindade
Horário: 18h às 22h
Entrada franca