Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Administração | 20.06.19 - 16h44

PCR divulga o que abre e fecha neste São João (24)



O fim de semana será de arrasta-pé nos polos juninos organizados pela Prefeitura do Recife. No Sítio Trindade, a programação da segunda-feira junina (24) começa cedo, a partir das 15h30, com festa dedicada às crianças. O arrasta pezinho será animado por Ilana Ventura e Bailinho Maravilha. Mais tarde, sobem ao palco principal do Sítio Trindade Antúlio Madureira, Cristina Amaral, Maciel Melo e Quinteto Violado, fazendo uma homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro. 
Na Sala de Reboco, irão se apresentar artistas como Edmilson do Pífano, Agostinho do Acordeon e Tonino Arcoverde, entre outros.

A festa está garantida também em toda a cidade, nos arraiais montados pela Prefeitura para espalhar forró e alegria. No dia 24, ainda vai ter festa rolando, com direito a shows de artistas como Ed Carlos e Andrezza Formiga, além de apresentações de quadrilha no Barro, Bongi e Ibura.

No Pátio de São Pedro, animam a festa da segunda (24) Glorinha do Coco, Sagrama, Walmir Chagas, Cikó Macedo e Fim de Feira.

 

Quem quiser pedalar, no domingo (23), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível, das 7h às 16h. O projeto oferta um percurso de 35,6 quilômetros de rotas, que passam por vários atrativos turísticos da cidade. No mesmo dia o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem, também estará à disposição para a prática esportiva e de lazer.

Os serviços da Prefeitura do Recife retomam o funcionamento normal na terça-feira (25), após o feriado da segunda-feira (24). Durante o período, os serviços considerados essenciais para o município serão mantidos a critério da chefia de cada órgão.

 

Confira abaixo, em detalhes, o funcionamento dos serviços e atividades da Prefeitura do Recife neste feriado junino:

EDIFÍCIO-SEDE – Os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da Prefeitura e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionam nesta segunda (24), Dia de São João, retomando à normalidade na próxima terça-feira (25), das 8h às 17h.

POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE – O Centro de Atendimento ao Contribuinte, localizado no edifício-sede da Prefeitura do Recife, e os postos localizados no Expresso Cidadão do Rio Mar e do Cordeiro, não abrirão no feriado de São João, 24 de junho. Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes ao município estão disponíveis no Portal http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/.

COMPAZ – Os Compaz Ariano Suassuna (Cordeiro) e Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha) vão estar fechados do sábado (22) a segunda (24), retomando as atividades na terça (25).

BIBLIOTECAS MUNICIPAIS – As Bibliotecas Populares de Afogados e Casa Amarela também estarão fechadas do sábado (22) a segunda (24), retomando as atividades na terça (25).

CULTURA – O São João começou faz tempo no Recife. Mas neste principal fim de semana junino, a programação está caprichada. De hoje até segunda, o São João da Paz, realizado pela Prefeitura do Recife, distribuirá pela cidade mais de 190 apresentações de quadrilhas e de artistas locais, defensores da cultura e da tradição pernambucana. 

No feriado do dia 24, museus e galerias da cidade estarão fechados, mas a festa está garantida em toda a cidade. No Sítio Trindade, o arrasta pé da segunda-feira junina começa cedo, a partir das 15h30, com programação dedicada às crianças. O arrasta pezinho será animado por Ilana Ventura e Bailinho Maravilha.

Mais tarde, sobem ao palco principal do Sítio Trindade Antúlio Madureira, Cristina Amaral, Maciel Melo e Quinteto Violado, fazendo uma homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro. Na Sala de Reboco, irão se apresentar artistas como Edmilson do Pífano, Agostinho do Acordeon e Tonino Arcoverde, entre outros. 

No Pátio de São Pedro, animam a festa desta segunda Glorinha do Coco, Sagrama, Walmir Chagas, Cikó Macedo e Fim de Feira.

 

A festa está garantida também em toda a cidade, nos arraiais montados pela Prefeitura do Recife para espalhar forró e alegria. No dia 24, ainda vai ter festa rolando, com direito a shows de artistas como Ed Carlos, Andrezza Formiga e Cezzinha, além de apresentações de quadrilha, no Barro, Bongi e Ibura. Confira a programação completa no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

MULHER – O Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector estarão fechados no dia 24 de junho. No entanto, o Liga, Mulher, disque-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

EMPREGO – As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados e Rio Branco não funcionam na segunda (24) e retornam na terça (25).

ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES – As escolas profissionalizantes da Prefeitura do Recife não funcionam na segunda (24) e retornam na terça (25).

ESPORTES – Os programas esportivos realizados pela Secretaria Executiva de Esportes não funcionam na segunda (24) e retornam na terça (25), assim como as 19 Academias Recife.

MERCADOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas terão os seus horários alterados apenas na segunda-feira (24), abrindo das 6h às 13h. Nos demais dias os horários serão os seguintes: sexta-feira (das 6h às 18h), no sábado (das 6h às 18h) e no domingo (mercados: das 6h às 13h / feiras: das 6h às 12h). No entanto, é importante lembrar que cada permissionário decide se abre, ou não, o seu boxe. O Calçadão dos Mascates (Camelódromo) não funciona na segunda-feira (24).

TURISMO E LAZER – Neste domingo (23), a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível, das 7h às 16h, para quem quiser curtir o dia pedalando pela cidade. O projeto oferta um percurso de 35,6km que passa por vários atrativos turísticos da cidade. No mesmo dia o Lazer na Rua, no Segundo Jardim de Boa Viagem, também estará à disposição para a prática esportiva e de lazer.

Já quem gosta de um passeio guiado vai contar ainda com o tour especial do Olha! Recife, o projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife. Os roteiros em celebração aos santos juninos serão nos dias 21 e 29 de junho, em um BRT decorado e com um trio de forró pé de serra animando os participantes. O roteiro vai levar os inscritos para os principais palcos do São João da cidade, no Sítio Trindade e Pátio de São Pedro. Os interessados podem garantir suas vagas acessando o site www.olharecife.com.br. As inscrições estarão abertas um dia antes de cada passeio, nos dias 20 e 28, respectivamente.

MEIO AMBIENTE  O Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, não funciona neste domingo (23), véspera do São João. Ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o local retoma suas atividades a partir da próxima terça-feira (25), das 9h às 15h30. Já o Econúcleo do Parque da Jaqueira estará de portas abertas durante todo o final de semana com muitas opções de lazer e contato com a natureza. As atividades são gratuitas e acontecem das 09h às 17h.

PROCON – O Procon Recife estará fechado na próxima segunda-feira (24) por ocasião do Feriado de São João. Tanto a sede, na Boa Vista, quanto os postos avançados no Compaz Ariano Suassuna e Compaz Eduardo Campos, voltam a funcionar normalmente na terça-feira (25), das 8h às 13h.

TRÂNSITO – Os serviços oferecidos na sede da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) de atendimento ao idoso, aos taxistas e aos usuários que desejam recorrer das multas serão suspensos nesta segunda-feira (24). Já os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização prestados pelos agentes de trânsito funcionarão normalmente durante o feriado, assim como o teleatendimento 24h, no qual o cidadão pode acionar a CTTU gratuitamente através do 0800.081.1078. A sede da Autarquia fica na Rua Frei Cassimiro, 91, no bairro de Santo Amaro, e o atendimento presencial à população volta a funcionar normalmente na terça-feira (25), a partir das 8h até as 13h.

EDUCAÇÃO – A Secretaria de Educação informa que as escolas e creches-escolas municipais estarão fechadas no próximo dia 24 (segunda-feira), retomarão as aulas normalmente na terça-feira, 25 de junho.

SAÚDE – Durante o São João, de sábado (22) a segunda (24), as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender as pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na terça-feira (25).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos encaminhados através do Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos, do HMR, funcionará normalmente durante todo o feriado, 24 horas, com atendimento multidisciplinar.

As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) funcionam normalmente, 24h, para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando no feriadão.

Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no sábado (22), domingo (23) e segunda (24), das 8h às 12h, para os moradores do Recife. Na terça-feira (25), o serviço voltará ao seu horário de funcionamento normal, até às 17h.

Já o Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife (CVA) terá plantão para atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição 24h para identificar pessoas com doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos de epidemias poderá ser acionado pelo 0800-201-2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) funcionará normalmente.

HOSPITAL VETERINÁRIO – O Hospital Veterinário do Recife estará fechado na segunda-feira (24), retornando o atendimento normal e de urgência na terça-feira, 25 de junho. Para o agendamento de consultas os números são: 3446 9126, 3446 6201 e 3224 3020.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Não funcionarão, na segunda-feira, 24 de junho, feriado municipal de São João, os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e a Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente 24horas.

DIREITOS HUMANOS – O Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT e o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves estarão fechados na segunda-feira (24), retornando normalmente na terça-feira (25).

Já o Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem, nesta sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23). Na segunda-feira (24), o projeto não vai funcionar. As cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar ficam na altura da Rua Bruno Veloso, no posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.