Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 21.06.19 - 16h07

Procissão dos Santos Juninos desce o Morro da Conceição neste sábado (22)

img_alt

Tradicional cortejo, parte da programação de São João da Paz, da Prefeitura do Recife, levará andor e 18 bandeiras juninas até o Sítio Trindade, celebrando o sagrado e o profano da festa

 

Sagrado e profano caminham juntos, amanhã (22), na 13ª edição da Procissão dos Santos Juninos. O cortejo, que sai do Morro da Conceição em direção ao Sítio Trindade, integra a programação preparada pela Prefeitura do Recife para celebrar os santos católicos considerados padroeiros do ciclo, dos afamados São José, Santo Antônio, São João e São Pedro até os nem sempre lembrados Santa Isabel, São Paulo e Santana.

Ao todo, 18 bandeiras, vindas do Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Moreno e Jaboatão dos Guararapes, participarão da liturgia, que começa a partir das 16h, com a concentração dos grupos diante do Santuário do Morro da Conceição. A partir das 17h, haverá a sagração das bandeiras, feita pelos redentoristas do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.

Depois da sagração, às 18h, o cantor Josildo Sá celebra a sacralidade da cultura e da maior festa nordestina, cantando Ave Maria Sertajena. Em seguida, bandeiras e grupos saem em caminhada Morro abaixo, acompanhados pelos bacamarteiros da Sociedade Bacamarteira do Cabo. As bandas Vereda Tropical, do maestro Lessa, e 90 Graus acompanharão a procissão, executando hinos sacros e dobrados, até a chegada na Avenida Norte, onde a Forrovioca aguardará o cortejo para seguir até o Sítio Trindade.

Na chegada ao Sítio, religiosos, brincantes e bandeiras serão recebidos pelas duas bandas, para entrar no maior arraial da capital ao som do forró. Para abençoar a festa, o andor com os santos juninos permanece no Sítio Trindade até que se apaguem todas as fogueiras, silenciem as sanfonas e sejam dados por encerrados os festejos juninos na cidade.

 

Programação

16 – Concentração ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição

17h – Sagração das bandeiras

18h – Apresentação da Ave Maria Sertaneja e saída do cortejo em direção ao Sítio Trindade