Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 25.06.19 - 14h28

Serviços de Convivência da PCR promove atividades contra o Trabalho Infantil

img_alt

Apresentações chamam a atenção para a campanha “Trabalho Infantil Não é Brincadeira” (Foto: Cortesia)

 

No mês dedicado à luta contra o trabalho infantil, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT/ONU), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) promove atividades nestas quarta e quinta-feira (26 e 27). Em dois clubes da cidade, o grupo Tapete Voador, une-se à Campanha da PCR: “Trabalho Infantil não é Brincadeira” para fazer apresentações com o tema “É bom ser criança”.

Com músicas e narrativa que falam sobre o trabalho infantil e a importância da criança assumir seu lugar no universo lúdico e das brincadeiras, o grupo Tapete Voador apresentará a história “Deu Saci no São João”. Saci é um menino levado, treloso como ele só, que acaba chegando numa festa de São João no rancho da vovó Áurea e do vovô Chico e lá apronta muita confusão. Mas o que ninguém sabe é que o Saci veio de um lugar muito distante, onde era obrigado a trabalhar dia e noite, até que um dia, por acidente de trabalho, o menino perdeu uma das pernas e por isso teve que se virar com a outra, pulando com uma perna só.

As apresentações são embaladas por canções, como a de Toquinho “É bom ser Criança”, “Criança não trabalha” do grupo Palavra Cantada e “Crianças” da Fada Magrinha, entre outras que fazem parte do repertório do grupo. “A iniciativa chama a atenção da sociedade, para o trabalho infantil, para que as pessoas se sensibilizem a colaborar com a erradicação dessa violação dos direitos infanto-juvenis”, ressalta o gerente da Criança e do Adolescente da Secretaria de Direitos Humanos, Eduardo Paysan.

A SDSJPSDDH lembra que denúncias podem ser feitas por meio do Disque 100, número para atendimento nacional, em defesa dos direitos humanos. No Recife, situações identificadas devem ser encaminhadas para os Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS). A Prefeitura do Recife também executa programas de aprendizagem para adolescentes acima de 14 anos. Denúncias ainda podem ser feitas no Conselho Tutelar.

Programação:


26/06 – 9h30 - Apresentação do Tapete Voador no Santa Cruz
27/06 – 9h30 - Apresentação do Tapete Voador no Sport Clube
02/07 - 9h30 - Apresentação do Tapete Voador na AABB