Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDEC

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 26.06.19 - 17h32

Prefeitura do Recife promove primeira edição do Rolê REC'n'Play

img_alt

Debate sobre a cadeia produtiva da música inaugura série de atividades que servem de esquenta para o festival. (Foto: Divulgação)

 

O REC’n’Play 2019 já tem data pra acontecer: de 02 a 05 de outubro o festival de experiências digitais promovido pelo Porto Digital e Ampla, em parceria com a Prefeitura do Recife, toma as ruas e ambientes do  Bairro do Recife com workshops, palestras, rodas de diálogo, cursos, shows e diversas outras atividades relacionadas a Tecnologia, Cidades Inteligentes e Economia Criativa. Uma das novidades deste ano é uma série de eventos e atividades, os Rolês REC’n’Play,  que serão realizados até outubro, com o objetivo de introduzir temas e debates que serão trabalhados durante o festival. 

O primeiro Rolê REC’n’Play está agendado para a próxima quinta (27) e é fruto de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife com a Frei Caneca FM, a Rádio Pública do Recife, que durante todo o mês celebra o aniversário de um ano de microfones abertos. O debate “Eu Toco Recife - Entendendo a Cadeia Produtiva da Música” vai reunir artistas, produtores de eventos, donos de bares e boates, gestores de institutos e centros culturais, dentre outros atores, com o objetivo de entender o setor musical como um elo importante da Economia Criativa.

A produtora do Coquetel Molotov, Ana Garcia, a proprietária da boate Metrópole, Maria do Céu e o músico Juliano Holanda compõem a mesa do Rolê, que também faz parte da programação oficial de aniversário da Rádio. Patrick Torquato, Gerente de Programação da Frei Caneca, fará a mediação. “O debate tem como objetivo entender os gargalos, assimilar os potenciais e articular com entes do setor privado e governamental saídas que garantam a estruturação, sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e inovação de um dos universos de atuação mais importantes da cultura do Recife e elemento fomentador do turismo e entretenimento do Recife”, explica Torquato.  

A proposta é que esse encontro desencadeie uma série de encaminhamentos e grupos de trabalho que irão evoluir várias questões a serem retomadas no festival. “A música, aqui no Recife, é um dos principais ativos da nossa Economia Criativa e precisa ser encarada como negócio de alto potencial. A expectativa é que o Eu Toco Recife ganhe musculatura e uma força de articulação que possibilite um impacto real na cadeia produtiva”. 

O “Eu Toco Recife - Entendendo a Cadeia Produtiva da Música” será realizado no Auditório do Apolo 235, prédio do Porto Digital, às 19h, com entrada gratuita. 

Outros Rolês - A data do segundo Rolê já está fechada: no dia 13/07 será realizada uma atividade com foco nos usos de tecnologia por crianças em estágio de primeira infância. A atividade, que também ocorrerá no auditório do Porto Digital, incluirá foi programada tanto para os pais como para as crianças. Mais informações desse encontro serão divulgadas em breve. 

Além desses dois eventos, outros Rolês serão realizados até o mês de outubro. "Nosso objetivo principal nesse período pré festival é mobilizar um público interessado nos temas que serão abordados durante o REC'n'Play. Nesse sentido, nós trabalhamos em duas frentes. A primeira é a de promover atividades em parceria com outras secretarias da própria prefeitura, a exemplo do debate sobre música realizado em parceria com a Frei Caneca, para potencializarmos esses eventos. A segunda é a mobilização realizada pela própria secretaria de desenvolvimento econômico, com temas que consideramos estratégicos", explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Guilherme Calheiros.