Festejos juninos animam fim de semana no Recife
As celebrações do Ciclo Junino continuam nesta terceira semana de programação do São João da Paz, promovido pela Prefeitura do Recife. No Sítio Trindade, principal polo da festa, artistas como Quinteto Violado, Genival Lacerda, Novinho da Paraíba, Santanna, Cesar Michiles & Transversal no Forró e o homenageado Nando Cordel se apresentam no palco principal e no espaço Sala de Reboco. Também no Sítio ocorrem as finais dos concursos de quadrilhas juninas adultas e infantojuvenis
Na Praça do Arsenal, os destaques são o Forró de PE e a segunda edição do Palco Frei Caneca FM, que apresenta homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro, projeto Reverbo e Zeca do Rolete. Cavalo marinho, Quinteto Violado, Beto Hortis e muito mais no Pátio de São Pedro
Casamento junino, caminhadas ecológicas e oficinas garantem a diversão nos equipamentos de educação ambiental da gestão municipal. Forró, figuras místicas e arquitetura barroca nos próximos roteiros do Olha! Recife
CULTURA
Final do Concurso de Quadrilhas e shows no Sítio Trindade
Nesta sexta-feira (28), após um rápido intervalo para os forrozeiros recobrarem o fôlego, as sanfonas voltam a resfolegar no Sítio Trindade, com apresentações no palco principal e na Sala de Reboco. Por lá, a festa para São Pedro só acaba no dia 30. Entre os artistas que seguirão animando a festa no palco principal do Sítio estão: Ivan Ferraz, Josildo Sá e Santanna, no dia 28; Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru, no dia 29; além de Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Genival Lacerda e Novinho da Paraíba, no dia 30.
Na sala de reboco, o rala bucho será comandado por Trio Sanfona do Povo, Cesar Michiles & Transversal no Forró e Luiz Paixão, no dia 28; Banda Coruja e seus Tangarás, Ari de Arimatéa e Azulão, no dia 29; e Forró Flor de Lis, Luizinho Calixto e Ronaldo do Acordeon, no dia 30.
Nos dias 28, 29 e 30, o Sítio recebe ainda as finais dos concursos de quadrilhas juninas adultas e infantojuvenis, no Pavilhão das Quadrilhas.
SÍTIO TRINDADE
Palco principal
Dia 28
19h - Ivan Ferraz
20h20 - Josildo Sá
21h40 - Fabiana Azevedo de Meneses
23h - Santanna
Dia 29
19h - Terezinha do Acordeon
20h20 - Salatiel Camarão
21h40 - Maestro Forró & Fole Assoprado
23h - Banda Fulô de Mandacaru
Dia 30
19h - Família Salustiano e a Rabeca Encantada
21h40 - Genival Lacerda
23h - Novinho da Paraíba
Sala de reboco
Dia 28
18h – Trio Sanfona do Povo
19h – Cesar Michiles &Transversal no Forró
20h – Zé de Teté
21h10 – Luiz Paixão
22h20 – Banda Expresso do Recife
23h40 – Trio Magia do Sol
Dia 29
18h – Trio Toinho Vanderlei Pé de Serra
19h – Zelyto Madeira
20h – Banda Coruja e seus Tangarás
21h10 – Ari de Arimatéa
22h20 – Azulão
23h40 – Forrozão pra lá de Bom
Dia 30
18h – Forró Flor de Lis
19h – Banda Segnos
20h – Márcia Pequeno
21h10 – Luizinho Calixto
22h20 – Ronaldo do Acordeon
Pavilhão das quadrilhas
Dia 28
Final do 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultos
20h - Raio de Sol
20h45 - Junina Traque
21h30 - Origem Nordestina
22h15 - Dona Matuta
23h - Evolução
23h45 - Lumiar
Dia 29
Final do 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultos
20h - Traquejo
20h45 - Traque de Massa
21h30 - Renascer
22h15 - Tradição
23h - Zabumba
23h45 - Zé Matuto
Dia 30
Final do 17º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenil
17h - Menezes na Roça
17h45 - Brincant’s Show
18h30 - Sapeca
19h15 - Raízes do Rosário
20h - Fusão
Festa da Frei Caneca e Forró de PE na Praça do Arsenal
Forró de PE
No sábado (28), forrozeiros de todas as regiões do estado voltam a se encontrar na Praça do Arsenal no espetáculo Forró de PE. A partir das 19h, vários artistas que beberam na fonte de Gonzaga celebram o forró em todos os seus sotaques.O espetáculo começa pela Região Metropolitana, que será representada pela Bandinha Junina Veneno e por Toinho do Baião. Depois deles, Zequinha dos Oito Baixos canta a Mata Sul e o Forró de Matulão desfila as tradições da Mata Norte. O Agreste será cantado pelo Trio Lagoa Grande, do Sítio Mocotó, localizado na cidade de Surubim. Do Sertão e da fartura e fertilidade cultural daquele povo resiliente, Joquinha Gonzaga será a representante.
O espetáculo será apresentado no encerramento do Desfile das Bandeiras Juninas.
Palco Frei Caneca tem Reverbo, Zeca do Rolete e homenagem a Jackson do Pandeiro
No sábado (29), às 19h, a Frei Caneca FM fará uma festa que vale por duas no Arsenal. Neste 2019, a emissora pública, ligada à Fundação de Cultura Cidade do Recife, comemora três anos desde que transmitiu programação experimental, em junho de 2016, e um ano com microfones abertos e programação própria, iniciada em 28 de junho de 2018.
A segunda edição do Palco Frei Caneca FM contará com shows dos pernambucanos do projeto Reverbo e do coquista Zeca do Rolete e com uma roda de samba em homenagem aos 100 anos de Jackson do Pandeiro.
Centenário de Jackson do Pandeiro
As apresentações começam pelo tributo aos 100 anos de nascimento do paraibano de Alagoa Grande, Jackson do Pandeiro, que teve sua carreira profissional iniciada no Recife, justamente em uma emissora de rádio. Mais conhecido por suas vertentes de coco e forró, a obra de samba de Jackson ainda é pouco visitada, mas foi dele a responsabilidade de introduzir a sanfona no samba. No espetáculo, um time de bambas do ritmo irá se reunir para reproduzir 13 canções do mestre como ‘A ordem é samba’, ‘Chiclete com banana’ e ‘Samba do Ziriguidum’, entre outras. No palco, músicos como o maestro Deneil Laranjeiras irão se unir às vozes de Lucinha Guerra, Nanau Nascimento e ao puxador de samba-enredo da Gigante do Samba, Jamelão que, ao lado de nomes como Rafa Almeida (Cordel do Fogo Encantado), Elias Paulino (Grupo Terra) e outros, irão percorrer a obra daquele inesquecível mestre, também conhecido como o Rei do Ritmo.
Reverbo pela primeira vez em palco aberto
Em seguida, o projeto Reverbo apresenta a inquieta e crescente cena autoral contemporânea, representada por Agda Moura, Almério, Gabi da Pele Preta, Isabela Moraes, Joana Terra, Jr Black, Juliano Holanda, Luiza Fitipaldi, Marcello Rangel e Vinícius Barros. Os compositores e intérpretes, revezam-se ao som de apenas um violão, tornando palpável o sentido de horizontalidade e troca ao consolidarem parcerias ao mesmo tempo em que executam suas produções individuais. Esta será a primeira vez que o projeto sai dos ambientes isolados de teatros e casas de shows para tocar na rua, em um espaço público.
Zeca do Rolete na pisada do coco
Para encerrar a noite, o público vai brincar na pisada do coco, com o mestre Zeca do Rolete. Com 75 anos e mais de 60 dedicados à cultura popular, o coquista irá apresentar músicas próprias e cocos do cancioneiro popular. Além de talento, Zeca leva ao palco carisma e simpatia. Registrado como José Galdino dos Santos, Zeca ganhou o nome artístico vendendo roletes de cana (cana-de-açúcar cortada em rodelas, espetadas em palitos) nas portas de escolas da cidade de Olinda, onde nasceu.
Procissão e muito forró em Brasília Teimosa
Neste sábado (29), em Brasília Teimosa, bairro fundado ao redor da Colônia de Pescadores Z1, a liturgia começa cedinho, já a partir das 6h, com uma salva de fogos de artifício, seguida de missa, proferida no palco montado em frente à sede da colônia, às 8h.
À tarde, a partir das 14h, os devotos saem em procissão, de frente da Capela de São Pedro, pelas ruas Comendador Moraes, Dagoberto Pires, Arabaiano, Badejo até o Iate Clube, de onde várias embarcações decoradas partem, carregando a imagem de São Pedro mar afora, para reverenciar o padroeiro dos pescadores em seus domínios, agradecendo e pedindo fartura para as próximas pescarias. As embarcações seguem até o Farol Velho Boca da Barra, no Porto do Recife.
No arraial montado pela Prefeitura do Recife em Brasília Teimosa, a festa para o santo começa às 17h, com o Coco de Mainha. A programação segue noite adentro, com shows de Sereias Teimosas, Trio Solado do Sax, Balé Deveras, Trio Xote Moleque, Quadrilha Junina Evolução, Felicidade Cordel, do homenageado do São João 2019, Nando Cordel, e de Michele Monteiro.
Programação de shows - Brasília Teimosa - Sábado (29)
17h – Coco de Mainha
17h30 – Sereias Teimosas
18h – Trio Solado do Sax
19h – Balé Deveras
20h – Trio Xote Moleque
21h – Quadrilha Junina Evolução
21h40 – Felicidade Cordel
22h50 – Nando Cordel
0h – Michele Monteiro
Cavalo marinho, Quinteto Violado e muito mais no Pátio de São Pedro
Também tem festa para o padroeiro dos pescadores longe do mar. No Pátio de São Pedro, as comemorações começam nesta sexta-feira (28). A partir das 17h, irão se apresentar o Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda, a Quadrilha Junina Matutinho Dançante, além de Isaar, Quinteto Violado celebrando centenário de Jackson do Pandeiro, Rogério Rangel e Irah Caldeira e Azulinho.
No sábado (29), auge da festa do padroeiro, o Coco Popular de Aliança, Roberto Cruz, Santanna, Maciel Melo, Em Canto e Poesia e Cristina Amaral garantem o arrasta pé.
Domingo (30), o Cavalo Marinho Boi Pintado e o Festejo Junino, a Quadrilha Junina Sapeca, Ronaldo Aboiador, Climério, Liv Moraes Alcymar Monteiro e Beto Hortis encerram a festa no Pátio.
PROGRAMAÇÃO PÁTIO DE SÃO PEDRO
Sexta - 28
17h – Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda
17h30 – Quadrilha Junina Matutinho Dançante
19h – Isaar
20h20 – Quinteto Violado – 100 anos de Jackson do Pandeiro
21h40 – Rogério Rangel
23h – Irah Caldeira
23h59 – Azulinho
Dia 29
18h – Coco Popular de Aliança
19h – Roberto Cruz
20h20 – Santanna o Cantador
21h40 – Maciel Melo
23h – Em Canto e Poesia
23h59 - Cristina Amaral
Dia 30
16h – Cavalo Marinho Boi Pintado e o Festejo Junino
16h30 – Quadrilha Junina Sapeca
17h – Coco Popular de Aliança
18h – Ronaldo Aboiador
19h – Climério
20h20 – Liv Moraes
21h40 – Alcymar Monteiro
23h – Beto Hortis
TURISMO E LAZER
Olha! Recife em sintonia com Ciclo Junino
O Ciclo Junino está chegando ao fim, mas ainda tem passeio do Olha! Recife dedicado ao período. O roteiro do sábado (29) tem saída às 18h do Museu Cais do Sertão, no bairro do Recife. Dentro do BRT, um trio de forró pé de serra está encarregado de animar os participantes, que serão levados ao Sítio Trindade.
Domingo (30) é dia de caminhada por locais históricos da cidade e, por isso, o grupo vai sair às 9h da Praça do Arsenal, também no bairro do Recife. No roteiro, a Rua do Bom Jesus, Avenida Rio Branco, a Ponte Maurício de Nassau, Rua Nova, Praça da República e Parque 13 de Maio, onde o passeio termina.
Os passeios são gratuitos e acompanhados por guias de turismo. É solicitado a cada participante a doação de pacotes de leite em pó, que serão doados ao Grupo de Apoio à Criança Carente com Câncer (GAC).
Serviço
Olha! Recife Especial BRT do Forró (Sábado)
Tema: São João
Dia: 29/06
Saída: 18h,
Saída: Cais do Sertão, no Bairro do Recife
Olha! Recife a pé (Domingo)
Tema: Deuses, monstros e alegorias.
Dia: 30/06
Hora: 9h
Saída: Praça do Arsenal, Bairro do Recife
MEIO AMBIENTE
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), preparou diversas atividades para toda a família nos equipamentos de educação ambiental. Quem escolher visitar o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, ou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT Ambiental), na Zona Sul, poderá conferir e participar de oficinas, trilhas ecológicas, meditação e muito mais.
Econúcleo Jaqueira, Sábado (29)
9h – Contação de história e Oficina: Borboletando coisa e tal
10h – Trilha Selvagem + caça ao tesouro
11h - Em cena verde: “Roteiros de improviso com Astrogilda e Alcebíades
14h – Sarau Ambiental
14h - Vivência Ambiental com Capitão Natureza + Ribe do Capibaribe
16h - Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET
Econúcleo Jaqueira, Domingo (30)
9h – Grupo de Meditação Sahaj Yoga
10h - Apresentação do Espaço sustentável com Cordel
11h - contação de histórias “Borboletanto coisa e Tal”
14h – Contação de história “Pedrinho e o Barco”
15h - Historias Cantaroladas
16h – O Casamento de Rosinha com seu noivo Reciclado
Econúcleo Jaqueira
Rua do Futuro, 959 - Jaqueira
De quinta a domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Jardim Botânico, Sábado (29)
9h - Caminhada Ecológica: Trilha Cega
10h - Faz de conto: contação de histórias em Cordel
11h – Oficina de mudas “Terra e Vida”
13h30 - Caminhada Ecológica “Na trilha da biodiversidade”
14h10 – Caça Palavra Ambiental
15h - O Meio que se conta: contação de história “As Aventuras de Pé de Pano”
Jardim Botânico, Domingo (30)
10h - Caminhada Ecológica “Trilha Cega”
14h30 - Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”
15h10 – Cine ambiental: mostra de vídeo no econúcleo
Jardim Botânico do Recife
BR 232, km 7,5 - Curado
De terça a domingo, das 9h às 15h30
Entrada: gratuita
CAT Ambiental, Domingo (30)
9h às 12h - Vivencia ambiental: Água viva
9h às 12h - Arte no Meio: Oficina de Origami
14 às 17h - Vivencia ambiental: Água viva
14 às 17h - Arte no Meio: Oficina de Origami
Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)
Segundo Jardim - Boa Viagem
Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita