Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.06.19 - 13h09

Procissão e muito balancê para São Pedro

img_alt

Daqui a pouco, a partir das 14h, a celebração para o padroeiro dos pescadores começa pertinho do mar, com procissão e vários shows. Mais tarde, o arrasta-pé continua no Pátio de São Pedro, no Sítio Trindade e na Praça do Arsenal. Ao todo, quase 50 atrações se apresentam na programação preparada pela Prefeitura do Recife para este sábado (29) do santo (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Hoje (29) é dia de celebrar São Pedro, na anfíbia capital pernambucana. O dia começou com missa e salva de fogos em Brasília Teimosa e segue com procissão na terra e no mar, além de muito forró. O santo será festejado também no Pátio de São Pedro e no Sítio Trindade. Na Praça do Arsenal, a programação preparada pela Frei Caneca FM, será devotada a Jackson do Pandeiro, ao coco de Zeca do Rolete e à nova cena da música pernambucana, reunida no projeto Reverbo. Ao todo, quase 50 atrações se apresentam na programação preparada pela Prefeitura do Recife para este sábado do santo.

Em Brasília Teimosa, bairro fundado ao redor da Colônia de Pescadores Z1, os devotos de São Pedro saem em procissão, a partir das 14h, de frente da Capela de São Pedro, pelas ruas Comendador Moraes, Dagoberto Pires, Arabaiano, Badejo até o Iate Clube, de onde várias embarcações decoradas partem, carregando a imagem de São Pedro mar afora, para reverenciar o padroeiro dos pescadores em seus domínios, agradecendo e pedindo fartura para as próximas pescarias. As embarcações seguem até o Farol Velho Boca da Barra, no Porto do Recife.

No arraial montado pela Prefeitura do Recife em Brasília Teimosa, a festa para o santo começa às 17h, com o Coco de Mainha. A programação segue noite adentro, com shows de Sereias Teimosas, Trio Solado do Sax, Balé Deveras, Trio Xote Moleque, Quadrilha Junina Evolução, Felicidade Cordel, do homenageado do São João 2019, Nando Cordel, e de Michele Monteiro.

Pátio do santo - Também tem festa para o padroeiro dos pescadores longe do mar. No Pátio de São Pedro, comandam o balancê o Coco Popular de Aliança, Roberto Cruz, Santanna, Maciel Melo, Em Canto e Poesia e Cristina Amaral. Amanhã (30), o arrasta-pé continua com o Cavalo Marinho Boi Pintado e o Festejo Junino, a Quadrilha Junina Sapeca, Ronaldo Aboiador, Climério, Liv Moraes Alcymar Monteiro e Beto Hortis encerram a festa no Pátio.

Sítio Trindade – No maior arraial do ciclo junino, tem quadrilha e música na programação deste sábado (29). No palco principal, a noite será de grandes nomes: Terezinha do Acordeon, Salatiel Camarão, Maestro Forró & Fole Assoprado e Banda Fulô de Mandacaru vão animar a festa de hoje, que começa às 19h. Amanhã, a festa do Sítio encerra com a apresentação da Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Genival Lacerda, Ed Carlos e Novinho da Paraíba, no dia 30.

Na sala de reboco, o rala bucho será comandado pela Banda Coruja e seus Tangarás, Ari de Arimatéa e Azulão, na noite de hoje; e pelo Forró Flor de Lis, Luizinho Calixto e Ronaldo do Acordeon, amanhã.

No Pavilhão das Quadrilhas, o último dia do 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas, promovido pela Prefeitura do Recife, promete fortes emoções, com a apresentação dos seis últimos finalistas e o anúncio dos vencedores, a partir das 20h.

Praça do Arsenal – A partir das 19h, uma programação montada pela Frei Caneca tomará conta da Praça do Arsenal, celebrando o santo e o primeiro ano de microfones abertos da rádio. Entre as atrações, um time de bambas do samba pernambucano homenageará Jackson do Pandeiro, por ocasião de seu centenário. No repertório, serão lembradas 13 canções do mestre como ‘A ordem é samba’, ‘Chiclete com banana’ e ‘Samba do Ziriguidum’, entre outras. 

No palco, músicos como o maestro Deneil Laranjeiras irão se unir às vozes de Lucinha Guerra, Nanau Nascimento e ao puxador de samba-enredo da Gigante do Samba, Jamelão que, ao lado de nomes como Rafa Almeida (Cordel do Fogo Encantado), Elias Paulino (Grupo Terra) e outros irão revisitar a obra daquele inesquecível mestre, também conhecido como o Rei do Ritmo.

Também subirão ao palco do arraial da rádio o coquista Zeca do Rolete, representando a força das tradições culturais do Nordeste, e o projeto Reverbo, mostra da música autoral contemporânea de Pernambuco, orquestrada por Juliano Holanda.

Ontem – A festa preparada pela Prefeitura do Recife teve vários focos de animação, na noite de ontem. A programação começou cedo com o colorido do Desfile das Bandeiras Juninas e entrou pela noite com quase 30 arações de palco na Praça do Arsenal, no Sítio Trindade e no Pátio de São Pedro. Lá no Pátio, a dona de casa Marli Teixeira, 60 anos, não parou de dançar nem no intervalo entre os shows de Isaar, Rogério Rangel, Irah Caldeira e Azulinho. “Só o forró para curar minha gripe. Trouxe na bolsa o suco de acerola, para não arriar e poder curtir até o último dia desta festa linda. Quando chegar em casa, é só tomar um banho gelado que o cansaço passa e as pernas param de doer”, disse.

Confira a programação do fim de semana:

 

PROGRAMAÇÃO PARA SÃO PEDRO

 

PRAÇA DO ARSENAL

 

Dia 29

Palco Frei Caneca – Roda de Samba autoral em homenagem a Jackson do Pandeiro, Zeca do Rolete e Reverbo, a partir das 19h

 

SÍTIO TRINDADE

 

PALCO PRINCIPAL

 

Dia 29

19h - Terezinha do Acordeon

20h20 - Salatiel Camarão

21h40 - Maestro Forró & Fole Assoprado

23h - Banda Fulô de Mandacaru

 

Dia 30

19h - Família Salustiano e a Rabeca Encantada

20h20 – Ed Carlos

21h40 - Genival Lacerda

23h - Novinho da Paraíba

 

SALA DE REBOCO

 

Dia 29

18h – Trio Toinho Vanderlei Pé de Serra

19h – Zelyto Madeira

20h – Banda Coruja e seus Tangarás

21h10 – Ari de Arimatéa

22h20 – Azulão

23h40 – Forrozão pra lá de Bom

 

Dia 30

18h – Forró Flor de Lis

19h – Banda Segnos

20h – Márcia Pequeno

21h10 – Luizinho Calixto

22h20 – Ronaldo do Acordeon

 

PAVILHÃO DAS QUADRILHAS

 

Dia 29

Final do 35º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultos

 

20h - Traquejo

20h45 - Traque de Massa

21h30 - Renascer

22h15 - Tradição

23h - Zabumba

23h45 - Zé Matuto

 

Dia 30

Final do 17º Concurso de Quadrilhas Juninas Infantojuvenil

17h - Menezes na Roça

17h45 - Brincant’s Show

18h30 - Sapeca

19h15 - Raízes do Rosário

20h - Fusão

 

PÁTIO DE SÃO PEDRO

 

Dia 29

18h – Coco Popular de Aliança

19h – Roberto Cruz

20h20 – Santanna o Cantador

21h40 – Maciel Melo

23h – Em Canto e Poesia

23h59 - Cristina Amaral

 

Dia 30

16h – Cavalo Marinho Boi Pintado e o Festejo Junino

16h30 – Quadrilha Junina Sapeca

17h – Coco Popular de Aliança

18h – Ronaldo Aboiador

19h – Climério

20h20 – Liv Moraes

21h40 – Alcymar Monteiro

23h – Beto Hortis

 

ARRAIAIS DE BAIRRO

 

Brasília Teimosa

Dia 29

17h – Coco de Mainha

17h30 – Sereias Teimosas

18h – Trio Solado do Sax

19h – Balé Deveras

20h – Trio Xote Moleque

21h – Quadrilha Junina Evolução

21h40 – Felicidade Cordel

22h50 – Nando Cordel

0h – Michele Monteiro