Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 02.07.19 - 11h07

Diversão e consciência ecológica nos equipamentos ambientais da PCR

 

Aproximar as questões ambientais da criançada e fazer com que o tema faça parte de sua realidade desde cedo virou prática constante nas atividades realizadas pelos arte-educadores da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife (SMAS). Com a chegada de julho, mês das férias, a Prefeitura do Recife, por meio da SMAS, montou uma programação diversificada para toda a família, com foco na consciência ambiental. As atividades acontecem no Jardim Botânico do Recife, Zona Oeste, e no Econúcleo do Parque da Jaqueira, Zona Norte. 

Nesta quinta-feira (04), o Econúcleo Jaqueira servirá de cenário para a oficina de plantio “Cantinho das Sementes”, às 16h. Os participantes terão oportunidade de plantar diversos tipos de espécies (arbóreas, frutíferas, medicinais ou vegetais) nas sementeiras, um 'berçário' de plantas.  Já na sexta-feira (05), será a vez de aprender sobre vermicompostagem através de uma oficina, seguida por pocket show da minhoca Maricota, às 15h30. A apresentação “Show de Minhocas” mostrará aos pequenos o funcionamento do minhocário de forma lúdica, através de contação de história e muita música. A atividade destaca a transformação do material orgânico que iria para o lixo em adubo natural, utilizando minhocas através do processo de vermicompostagem.

No Jardim Botânico do Recife a diversão é garantida. Na quinta-feira (04), a Gincana “Jogo das argolas ambientais”, às 10h, vai dividir o público em duas equipes, sendo cada uma delas responsável por acertar charadas e tentar acertar com argolas algumas garrafinhas cheias de água. O jogo das argolas é feito a partir do reaproveitamento  de materiais como garrafinhas de refrigerante cheias de água e argolas de PET ou PVC, tendo como objetivo despertar o público presente sobre o conhecimento acerca do consumo consciente da água, do reaproveitamento de resíduos e do trabalho em equipe. Além disso, na sexta-feira (05), o visitante poderá conferir, às 9h, a atividade Caminhos dos sentidos, no jardim de fitoterápicos: cheiros, texturas e sabores.   O grupo será guiado pelo jardim de fitoterápicos, onde será apresentados as espécies existentes no espaço, os participantes terão a vivência de sentir as diferentes texturas das folhas, caules, sabores e o cheiro que elas exalam. No final do percurso, acontecerá uma conversa em torno do que foi visto e dos saberes que eles têm a respeito das plantas medicinais. 

Todas as atividades são gratuitas e não precisam de inscrição prévia. Excepcionalmente nestes sábado ( 06) e domingo (07) o Jardim Botânico do Recife e o Econúcleo Jaqueira não estarão com atividades realizadas pelos arte educadores da SMAS. Os equipamentos passarão por manutenção e a equipe estará imersa preparando a programação da Ecoférias, que já começa na terça-feira (09) no JBR e quinta-feira (11) no Econúcleo Jaqueira. 

Confira a programação completa nos Econúcleos:

Econúcleo Jaqueira

Quinta (04)

09h - Trilha Ambiental + oficina de Expressão Corporal + Vivência Ambiental “Verde em Tom e Movimento” 

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “O Morcego e a Cabaça”

14h – Trilha Selvagem + Caça ao Tesouro

15h - Dom e a máquina do tempo em: Recife Frio

16h - Oficina de plantio “Cantinho das Sementes”

 

Sexta (05)

09h - Apresentação do espaço sustentável com fantoches + trilha ambiental

10h - Jogo da Alegria Ambiental

11h - Oficina de criação “Arte no Meio”

14h – Contação de Histórias com Dr. Natureza

14h40 -  Trilha Ambiental + oficina sensorial com plantas medicinais

15h30 – Oficina de vermicompostagem + Pocket Show com Maricota

 

Econúcleo Jaqueira

R. do Futuro, 959 - Jaqueira

De quinta à domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita

 

Jardim Botânico

Quinta (04)

09h – Vivência Ambiental “Faço Parte deste Lugar”

10h – Gincana “Jogo das argolas ambientais”

11h – Historias Cantaroladas

13h30 – Caminhada Poética “caminho diVersos”

14h30 – Vivências ambientais musicais “Mesa Sonora

15h -  O Meio que se conta: contação de histórias “A descoberta”

 

Sexta (05)

09h – Caminhos dos sentidos, no jardim de fitoterápicos: cheiros, texturas e sabores

10h – Caça Palavra Ambiental

11h – O Meio que se conta: contação de histórias “Comadre Florzinha”

13h30 – Caminhada Ecológica: Sons e movimentos da Mata

14h30 –  ECOrdel: Oficina de Cordel

15h10 -  O Meio que se conta: contação de histórias em miniaturas “As Aventuras de Pé de Pano”

 

Jardim Botânico do Recife

BR ­232, km 7,5 - Curado

De terça a domingo, das 9h às 15h30

Entrada: gratuita