Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 02.07.19 - 16h10

Mutirão do Mais Vida nos Morros coloriu cerca de 50 casas no Ibura

img_alt

Engajamento da população na Lagoa Encantada foi destaque no último final de semana durante o primeiro mutirão realizado na comunidade (Foto: Cortesia)

 

Mesmo com a chuva no último final de semana, os moradores da Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, foram às ruas para mais uma ação do Mais Vida nos Morros. O sucesso de engajamento e participação ativa dos moradores pôde ser visto de longe nas fachadas e paredes dos imóveis do local. Com o passar do tempo, o céu abriu e proporcionou um dia azul e ensolarado que ressaltou a pintura cerca de 50 casas das ruas Santa Joana, Dr. César Montezuma, São João e Alfredo Martins de Almeida. Os locais foram os primeiros que ganharam um colorido especial pelas mãos dos próprios moradores, durante esta etapa do programa Mais Vida nos Morros, promovido pela Secretaria Executiva de Inovação Urbana, na comunidade.

Ações como o mutirão de pintura, logo nas primeiras semanas do Mais Vida Nos Morros nas comunidades, servem para despertar a conexão entre os moradores, o espírito comunitário, o senso de orgulho e pertencimento pelo lugar em que se mora. E foi exatamente isso que aconteceu: famílias se uniram, vizinhos ajudaram uns aos outros, pessoas que nunca haviam pintado uma parede antes encararam o desafio de deixar a comunidade ainda mais bonita. “Eu achei um bom projeto porque aproxima o cidadão e o poder público, e ainda traz mais vida para a cidade, para o bairro. Muitas vezes a gente se sente abandonado, mas com esse programa a gente vê coisas boas acontecendo, as pessoas se unindo. Isso é muito importante para a comunidade”, afirmou Messias Ferreira, morador há 15 anos do Ibura.

Simultaneamente aconteceu uma oficina para as crianças onde elas puderam falar sobre os seus sonhos para a comunidade e pintá-los na parede da pracinha. Também houve arrecadação de garrafas pets onde o morador pode trocar por utensílios, como lixeiras, cestos e vasos, feitos através de uma técnica de reciclagem do plástico chamada de upcyclingA possibilidade dessa troca pode promover uma mudança de comportamento coletiva na população, como afirmou o secretário Tullio Ponzi. “O que era lixo, hoje é futuro. Estamos criando incentivos para que o morador faça a coleta e troque seu lixo por soluções feitas a partir do plástico, para que assim, mais na frente, a gente deixe de ver lixo nos canais, rios e barreiras da cidade”, destacou.

Várias intervenções colaborativas estão previstas a partir da escuta e participação dos moradores para os próximos dias, sobretudo a das crianças, durante o tempo que o programa Mais Vida nos Morros estiver na comunidade. Além de oficinas de meio ambiente, cidadania e urbanismo, uma gincana foi criada para estimular o engajamento dos moradores. “Pensamos em um sistema de pontuação, onde cada atividade, como por exemplo, ajudar o vizinho, participar de oficinas, colocar lixo no local correto e fazer coleta seletiva, terão pontos que podem ser trocados por recompensas, prêmios e reconhecimentos semanais. Não terá apenas um vencedor, todo mundo pode ganhar, aliás, a comunidade toda já sai ganhando”, explicou Laís Morais, Chefe do Setor de Obras e Engenharia.

MAIS VIDA NOS MORROS – O programa teve início em 2016 e já beneficiou diretamente mais de 15 mil recifenses, moradores do Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Mangabeira/Alto José do Pinho, Ibura, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe e Vasco da Gama, em parceria com as Tintas Coral. Atualmente a comunidade do Burity, Campo da União e Lagoa Encantada/Ibura estão em andamento.  O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável para os morros do Recife e vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation.