Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional 

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 02.07.19 - 17h34

Prefeitura do Recife estará presente na 20ª Feneart

Estandes do Prodarte e da Rede Tecendo Cidadania terão 28 artesãos e artesãs comercializando seus produtos

A Prefeitura do Recife marca presença na 20ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que começa nesta quarta (3) e vai até o dia 14 de julho, no Centro de Convenções. A 20ª Fenearte é realizada pelo Governo do Estado e festeja a marca histórica de vinte edições, apresentando o potencial da economia criativa de Pernambuco, do Brasil e de 21 países. 

Doze artesãos e artesãs vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte) foram selecionados por uma curadoria especializada para expor seus produtos no estande da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE), no número 360 da Rua 13. O público poderá adquirir produtos em bijuteria, arte em cabaça, moda praia, couro, bolsas, arte em miniatura e caricaturas. Os doze profissionais ficarão divididos em dois grupos: seis de 3 a 8 de julho e seis entre os dias 9 e 14.

As artesãs cadastradas da Rede Tecendo Cidadania, ligadas à Secretaria da Mulher do Recife, irão expor seus artesanatos na 20° Fenearte. Ao todo, serão disponibilizadas 16 vagas no estande institucional da pasta para a exposição e comercialização dos produtos confeccionados exclusivamente por mulheres.  Reciclados, macramê, bordados e diversos outros produtos de decoração estarão disponíveis no estande 313 da Rua 12 da Fenearte.

EDUCAÇÃO - O Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores, da Secretaria de Educação do Recife, participará da Fenearte, no estande da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no dia 9 de julho, das 14h às 17h, realizando contação de histórias, oficina de instrumentos, exposição fotográfica e cinema.

Aproveitando o fluxo de público da Fenearte, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife (Seturel) realizará uma ação promocional da cidade. Seis walklights estarão na área externa do Centro de Convenções, nos dias 3, das 15h às 19h, e 14, das 10h às 14h.

PROTEÇÃO - Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPSDDH) manterá instalado, em parceria com o Governo do Estado e Prefeitura de Olinda, Espaço de Proteção para ofertar atenção a crianças de 7 a 12 anos. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) convidarão as crianças - a maioria em situação de vulnerabilidade, porque são levadas pelos pais que trabalham durante a Feira – para ficar no Espaço, das 17h às 23h. 

Profissionais - entre educadores sociais, assistentes sociais e oficineiros – ofertarão atividades lúdicas para crianças, como oficinas de arte e brincadeiras populares. Esses meninos e meninas serão cadastrados para depois serem acompanhados pelos profissionais, que verificam se eles estão frequentando a escola e se há necessidade de inserção e programas sociais. A intervenção visa a prevenir riscos e sensibilizar as pessoas sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes.

EVENTO - Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a 20ª Fenearte homenageia os precursores da ciranda em Pernambuco: Mestre Baracho, falecido em 1988, Dona Duda e Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco. Ao longo de doze dias, esta importante catalisadora de talentos receberá 5 mil expositores distribuídos em 800 espaços em uma área de 30 mil m².

Com investimento de R$ 5,5 milhões, o evento vai gerar cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários e tem uma expectativa de superar a movimentação financeira de R$ 43 milhões da edição passada. A Fenearte espera atrair mais de 300 mil visitantes e é oportunidade de negócios, informação, conhecimento e muita diversão.