Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Trabalho e Qualificação | 05.07.19 - 19h03

Qualifica Recife atinge marca de 33 mil pessoas preparadas para o mercado de trabalho

img_alt

Três mil alunos do projeto receberam, das mãos do prefeito Geraldo Julio, o certificado de conclusão de curso, nesta sexta-feira (5), que anunciou contratação de 45 novos professores no próximo semestre para ampliação do programa no próximo semestre. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Os momentos de superação e persistência dos alunos que participaram da formação do Qualifica Recife foram exaltados pelo prefeito Geraldo Julio, na tarde desta sexta-feira (5), como fundamentais para atingir o seu objetivo. O auditório Tabocas, no Centro de Convenções, ficou lotado com os formandos, familiares e amigos dos novos profissionais na cerimônia de formatura. E foi lá que além da entrega dos certificados, o prefeito deu outra boa notícia e anunciou a contratação de 45 novos professores para ampliar a grade de cursos do programa. Desde a criação da iniciativa, em 2013, mais de 33 mil pessoas já se formaram no Qualifica Recife. Desse total, boa parte conseguiu se inserir no mercado de trabalho ou trilharam os caminhos do empreendedorismo.

"Essa qualificação profissional nas nossas escolas profissionalizantes dão oportunidade para as pessoas buscarem a própria renda. O Brasil passa por um tempo difícil em que o governo federal não consegue fazer o País retomar o crescimento e voltar a oferecer emprego de carteira assinada para as pessoas. Então, as pessoas precisam buscar renda própria, seja pelo emprego formal ou pelo empreendedorismo", afirmou o prefeito, que comemorou a marca dos 33 mil alunos formados no Qualifica Recife.

Os concluintes desta sexta iniciaram as aulas em fevereiro deste ano e, agora, estão aptos para ingressar no mercado de trabalho e criar o próprio negócio. As inscrições para os cursos do próximo semestre serão lançadas no final deste mês com a previsão de oferecer cerca de 4.500 novas vagas.

Para o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Júnior, os cursos do Qualifica dão oportunidade para as pessoas almejaram um futuro melhor e ganhar uma renda extra. "Esses cursos atingem, justamente, aqueles que estão menos qualificados. Aqueles que mais precisam de uma oportunidade. E esse projeto, assim como os minicursos que estamos dando na secretaria, visam dar mais visibilidade e qualificação para essas pessoas tenham oportunidade de competir no mercado de trabalho", explicou o secretário.

Concluinte do curso de auxiliar administrativo, Thiago Francisco de Lima, 26 anos, comemorou a oportunidade e agora sonha com o retorno para o mercado de trabalho. Ele estudou na Escola Profissionalizante Maria Sampaio Lucena, no Ibura, e está otimista com o futuro. "Iniciei o curso sem muita expectativa, mas estou concluindo com bastante satisfação. Iniciei esse curso com esperança de voltar ao mercado de trabalho e a qualificação que tive durante as aulas me deu essa esperança e concluo o curso com grande expectativa de voltar ao mercado de trabalho e atuar nesta área de administração", confirmou o jovem.

O Qualifica Recife oferece cursos nas áreas de Administração, Informática, Indústria, Vestuário, Construção Civil, Beleza, Alimentação, Artes e Idiomas. Neste último semestre, foram oferecidos 45 cursos, como balconista, marcenaria, libras, garçom, maquiagem e penteado, doces e salgados, entre outros.

As aulas são gratuitas e acontecem numa rede de 17 escolas profissionalizantes gerenciadas pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo da Prefeitura do Recife.